Neojiba inaugura sede em Salvador

por Redação CONCERTO 08/07/2019

O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) inaugura nesta terça-feira, dia 9, uma sede própria no Parque do Queimado, em Salvador. O complexo inclui um palco com capacidade para abrigar uma orquestra de câmara, plateia com lotação de 140 lugares, além de seis salas de ensaio com isolamento acústico, um piano Steinway B e estrutura de bastidores.

Idealizado, criado e dirigido pelo pianista e maestro Ricardo Castro desde 2007, o projeto trabalha com cerca de 6 mil crianças, adolescentes e jovens em toda a Bahia. Sua estrutura organizacional conta com 13 núcleos, em Salvador e outros cinco municípios do estado. O ponto de partida do programa é a prática coletiva e a multiplicação, segundo a qual um aluno, assim que inicia seus estudos, já está apto a passar seu conhecimento a outros novos alunos.

Em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de julho da Revista CONCERTO, Castro conta que a ideia iniciar era uma grande sala, em um grande complexo, que acabou redimensionado. A estrutura agora inaugurada, ainda assim, é apenas a primeira fase do projeto. Segundo ele, já está em andamento a construção de uma sala de ensaios para grande orquestra. E o passo seguinte será uma sala sinfônica para concertos.

“Nos moldes do New World Center, em Miami, com capacidade de público relativamente pequena, porém um material top para ensaiar e tocar. O foco é a formação. A gente quer que os meninos sintam na veia o que é possível fazer quando as condições são ideais”, conta o pianista na entrevista.

A sede do Neojiba ocupa uma área de 10 mil metros quadrados no bairro Liberdade. Participou do projeto a Nagata Acoustics, empresa de consultoria acústica que trabalhou na idealização de salas como a Pierre Boulez Saal, a Philharmonie de Paris e a Elbphilharmonie de Hamburgo, além de estar envolvida com projetos de educação musical, como o El Sistema.

Leia mais
Revista CONCERTO
A nova sede do Neojiba, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Festival de Campos do Jordão: os destaques da segunda semana
Notícias Prepare-se: destaques da semana

Fachada da sala [Divulgação]
Fachada da sala [Divulgação]

 

Curtir