Novo Concerto Sinos traz obras de Octávio Maul, Barrozo Netto e Henrique Oswald

por Redação CONCERTO 11/09/2021

Sexto vídeo da série 2021 foi gravado na Sala Cecília Meireles, em apresentação que comemorou os 76 anos da Academia Brasileira de Música

Já está disponível o novo vídeo dos Concertos Sinos, gravado na Sala Cecília Meireles em 16 de julho passado, e que tem a participação da Orquestra de Cordas da UFRJ sob a direção do maestro Roberto Duarte. O concerto faz parte do projeto Sinos, Sistema Nacional das Orquestras Sociais, que tem como objetivo capacitar profissionais, apoiar projetos sociais, contribuir para o desenvolvimento de orquestras-escola e veicular a produção artística dos projetos sociais e das orquestras brasileiras.

A apresentação começa com a obra Improviso para cordas, composta em 1934 por Octávio Maul (1901-1974). Nascido em Petrópolis, Maul formou-se no Instituto Nacional de Música, hoje a Escola de Música da UFRJ, onde foi aluno de Francisco Braga. Também fez estágios na Alemanha e na Bélgica e, em 1930, fundou com Alcina Navarro o Instituto Musical de Petrópolis.

O concerto segue com uma obra de Joaquim Antônio Barrozo Netto (1881- 1941), uma transcrição para orquestra de cordas de uma de suas peças para piano mais tocadas, Minha terra. Igualmente formado pelo Instituto Nacional de Música, Barrozo Netto também fez carreira de pianista realizando concertos em Bruxelas, Paris, Roma e Turim. Como compositor, deixou extensa produção de peças para piano, coro e canções.

A última obra do programa é de autoria de Henrique Oswald (1852-1931), Álbum op.32, também originalmente para piano. Oswald estudou no Brasil e na Itália e residiu em Florença. Foi pianista, compositor, concertista, professor e diplomata. Entre 1903 e 1906, Oswald foi diretor do Instituto Nacional de Música, onde permaneceu como professor de piano até pelo menos o ano de 1923.

Esta edição do Concertos Sinos comemora os 76 anos da Academia Brasileira de Música |(ABM) e homenageia também o maestro Roberto Duarte – membro da ABM e ex-professor da Escola de Música da UFRJ – por seus 80 anos. Além disso, a gravação marca os 120 anos de nascimento de Octávio Maul – um dos fundadores da ABM –, bem como os 140 anos de nascimento de Barrozo Netto e os 90 anos do falecimento de Henrique Oswald – ambos patronos da instituição. 

[Clique aqui para ir ao site do Projeto Sinos com todos os concertos realizados até agora.]

Assista abaixo ao sexto vídeo da série dos Concertos Sinos 2021:

 

Leia também
Notícias Fabio Martino toca Gershwin com Orquestra Sinfônica Heliópolis
Notícias Funarte abre inscrição de obras para a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Notícias Com festival, Guarulhos busca se afirmar como polo de óperas
Notícias Instalação ‘Deposição’ levará música à Bienal Internacional de São Paulo
Entrevista Alessandra Costa, diretora-executiva da OS Sustenidos

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.