Osesp estreia ópera de João Guilherme Ripper

por Redação CONCERTO 27/08/2020

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo estreia nesta sexta-feira, dia 28, a ópera Cartas portuguesas, de João Guilherme Ripper. A obra é baseada no texto da irmã Mariana Alcoforado, publicado pela primeira vez em 1669.

As cartas trazem suas reflexões a respeito do amor e do sofrimento por ele causado: Mariana Alcoforado conheceu um oficial francês de passagem por Beja, em Portugal,  mas ele logo voltou para casa, deixando-a sozinha.

“É uma ópera sobre a clausura”, explica Ripper, que uniu o texto das cartas a passagens da Bíblia e textos do poeta barroco português Rodrigues Lobo. “As cartas falam de amor, melancolia, ódio, esperança. São temas recorrentes, que perpassam sua escrita. E eu senti a necessidade de incluir outros elementos para criar um sentido de evolução dramática para a narrativa”, ele explica.

A música também colabora nesse sentido, em especial por meio da utilização de campanas, que ao longo da história relembram a Maria sua realidade: a de que, por mais que ela deseje a liberdade, não terá como escapar do claustro.

Jorge Takla assina a concepção cênica, com cenários de Nicolàs Boni. A soprano Camila Titinger interpreta Mariana e a ópera conta ainda com as sopranos Érika Muniz, Raquel Paulin e Luiza Willert. A direção musical é de Roberto Tibiriçá.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
Cursos CLÁSSICOS lançam programação de setembro
Notícias Academia do Theatro São Pedro lança espetáculo na internet
Colunistas Beethoven em primeira gravação mundial, por João Marcos Coelho

Montagem da ópera Cartas portuguesas [Divulgação]
Montagem da ópera Cartas portuguesas [Divulgação / Mariana Garcia]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.