Osesp interpreta ‘Carmina Burana’ em pré-abertura da temporada

por Redação CONCERTO 05/02/2024

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz nesta semana, nos dias 8, 9 e 10, a Pré-Abertura de sua temporada com apresentações de Carmina Burana, de Carl Orff, sob regência do maestro Hilo Carriel (clique aqui para ler entrevista com o maestro Hilo Carriel na edição corrente da Revista CONCERTO). Também participam a soprano Gabriella Pace, o tenor Jabez Lima e o baixo-barítono Lício Bruno, além do Coro da Osesp, do Coro Acadêmico da Osesp e do Coro Infantil da Osesp.

“Foi às vésperas de completar 40 anos que Carl Orff teve seu primeiro contato com uma edição dos anos 1870 de Carmina Burana, coletânea de poemas e textos dramáticos dos séculos XI e XII, a maior parte escrita por jovens clérigos que, com eles, satirizavam alguns preceitos ligados às doutrinas da Igreja Católica. Ajudado por Michel Hofmann, aluno de direito e estudioso do latim e do grego, o compositor selecionou 24 trechos do livro. A seleção contemplou temas dos mais variados, como a superficialidade da sorte e da riqueza, a natureza efêmera da vida, a primavera, os desejos sexuais, os riscos da bebida e do jogo, e assim por diante”, escreveu João Luiz Sampaio sobre a obra, em texto que pode ser lido no Acervo CONCERTO.

“Inspirado por essas passagens, Orff resolveu escrever o que chamou de uma cantata cênica, para grande orquestra, coro, tenor, soprano e barítono solistas. Do ponto de vista musical, a base da obra é a investigação rítmica – o que, para alguns estudiosos, resulta do impacto provocado pela audição de Les noces, de Igor Stravinsky, com quem o compositor aprendera também lições de orquestração. Já o estilo de canto oscila entre passagens de enorme dificuldade técnica e outras que se assemelham à declamação.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Acervo CONCERTO
Carmina Burana, de Carl Orff, por João Luiz Sampaio
Notícias Jessie Montgomery, Gustavo Dudamel e Yuja Wang vencem categorias clássicas do Grammy 2024
Notícias Os aniversários do mundo musical em 2024 – e como as orquestras e teatros vão celebrá-los
Notícias Digital Concert Hall celebra 15 anos com playlist e documentário gratuitos
Notícias Uniopera apresenta concerto cênico dedicado a Vivaldi
Opinião Novas vozes ocupam o cenário mundial da ópera, por Flavia Furtado

Osesp na Sala São Paulo [Divulgação/Rubens Chirri]
Osesp na Sala São Paulo [Divulgação/Rubens Chirri]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.