Piero Schlochauer vence concurso de ópera do Fórum-ODM

por Redação CONCERTO 10/07/2022

Júri formado por maestros, compositores e diretores cênicos escolheu a ópera O afiador de facas; o título deverá ser encenado pelas instituições participantes do certame 

O compositor paulistano Piero Schlochauer, de 24 anos, é o grande vencedor do primeiro concurso de composição de ópera do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Compositor, orquestrador, arranjador e pianista, Piero Schlochauer é formado pela Unesp e pela Fasm e estudou Film Scoring na Bulgária. O artista trabalha como compositor para cinema, teatro e games. Em 2021, Piero Schlochauer obteve a encomenda para uma ópera virtual, moto-contínuo, apresentada na 23ª edição do Festival Amazonas de Ópera.

O concurso de composição de ópera do Fórum-ODM, primeiro do gênero no país, tem como objetivo incentivar a produção de novas óperas por compositores brasileiros. “Embora eu ache que a ópera está mais viva do que nunca”, comentou o maestro Luiz Malheiro, presidente do júri, “acredito que seja nossa responsabilidade incentivar novas composições, garantindo que essas óperas não sejam engavetadas, mas que sejam encenadas e circulem por vários teatros”.

O concurso transcorreu em duas etapas: na fase de inscrição, que se encerrou em 18 de outubro do ano passado, os candidatos, identificados por pseudônimos, tiveram de submeter o libreto completo e a partitura de dois trechos de 10 minutos com o arquivo Midi correspondente. Entre os 10 concorrentes que se inscreveram nesta primeira fase, o júri, formado pelos maestros Luiz Malheiro (presidente do júri) e Abel Rocha, os compositores Denise Garcia e Leonardo Martinelli e o diretor cênico André Heller-Lopes, escolheu 4 concorrentes, que seguiram para a fase final. 

Dentre esses quatro finalistas, três entregaram a ópera completa dentro do prazo estabelecido no edital, que foi o último dia 11 de junho. Um novo júri, formado pelos maestros Luiz Malheiro, Emiliano Patarra e Silvio Viegas, pela maestra Maíra Ferreira, pelo compositor Ronaldo Miranda, pelo tenor Eric Herrero e pela diretora cênica Jena Vieira, escolheu a ópera vencedora. Uma vez decidido o resultado, o júri, em encontro virtual acompanhado por João Guilherme Ripper, da Academia Brasileira de Música, e por Nelson Rubens Kunze, da Revista CONCERTO, abriu o envelope que revelou o nome do compositor vencedor, Piero Schlochauer.

A ópera escolhida chama-se O afiador de facas e tem libreto de Beatriz Grobman. Escrita para quinteto de cordas, quinteto de sopros, trompete e percussão, o título tem como solistas a mãe, o filho, a filha e o afiador de facas.

O concurso não prevê uma premiação em dinheiro, mas a ópera vencedora deverá ser encenada ou promovida pelas instituições que participaram do certame. São elas: Companhia Ópera São Paulo; Festival Amazonas de Ópera (Manaus); Festival de Ópera do Theatro da Paz (Belém do Pará); Orquestra Sinfônica de Santo André (São Paulo); Orquestra Sinfônica de Sergipe; Orquestras de Guarulhos (São Paulo); Palácio das Artes - Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte); Teatro Minaz (Ribeirão Preto); Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro (Porto Alegre) e Theatro São Pedro (São Paulo). 

A iniciativa do concurso de ópera do Fórum, inédita por partir da parceria de diversos teatros e entidades, tem o apoio da Academia Brasileira de Música (ABM) e da Revista CONCERTO.

Leia também
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Festival de Campos do Jordão: a programação da segunda semana
Notícias Arnaldo Cohen faz programa duplo com Filarmônica de Minas Gerais
Notícias Osesp inicia turnê por sete cidades do estado de São Paulo
 

Piero Schlochauer (reprodução site)
O jovem compositor Piero Schlochauer (reprodução site)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.