Prepare-se: os destaques da programação musical da semana

por Redação CONCERTO 12/05/2025

 

Quarta-feira, dia 14

O violinista Maxim Vengerov e a pianista Polina Osentiskaya fazem recitais na quarta e na quinta pela temporada do Teatro Cultura Artística. O programa tem obras de Clara Schumann, Brahms e Prokofiev.

O Quaternaglia toca no Sesc Pinheiros na série Diversidade(s) na música de concerto, com curadoria de Camila Fresca. O grupo vai apresentar Paulo Bellinati, Ronaldo Miranda, Sérgio Assad, João Luiz, Clarice Assad, Elodie Bouny e Sergio Molina.

Em Manaus, o Festival Amazonas de Ópera estreia uma nova produção da ópera As bodas de Fígaro, de Mozart. A direção cênica é de Julianna Santos e a direção musical, de Marcelo de Jesus. Récitas também nos dias 16 e 18.

Pela série da TUCCA, na Sala São Paulo, o Grupo Pau Brasil recebe como convidado o pianista português Mario Laginha. O programa tem obras do próprio artista, além de peças de Villa-Lobos, Belinatti, Nelson Ayres e Milton Nascimento.

O violinista Maxim Vengerov e a pianista Polina Osentiskaya [Divulgação]
O violinista Maxim Vengerov e a pianista Polina Osentiskaya [Divulgação]

 

Quinta-feira, dia 15

A Osesp recebe o maestro Jac Van Sheen, que substituiu Thierry Fischer nas apresentações da semana. O destaque do programa é a presença do percussionista Colin Currie, que faz a estreia latino-americana de Switch, de Andrew Norman.

Em Belo Horizonte, a Filarmônica de Minas Gerais recebe a harpista Clémence Boinot para interpretar o Concerto para harpa de Boildieu. José Soares rege os concertos, que têm ainda peças de Sibelius e Dvorák.

A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no Teatro do Sesi, em Goiânia, sob a regência do maestro Neil Thomson. O grupo toca um programa russo, com obras de Balakirev, Prokofiev (com o violoncelista Alexander Huelshoff) e Tchaikovsky.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe comemora seus 40 anos com um Festival Tchaikovsky. O concerto, no Teatro Tobias Barreto, tem regência de Guilherme Mannis e participação da cantora Carol Ribeiro e do Corpo de Baile da Academia Partners.

Sexta-feira, dia 16

Na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica da UFRJ será regida pelo maestro Eduardo Salazar. O programa tem obras como as Bachianas brasileiras nº 2 de Villa-Lobos, o Ponteio para cordas, de Santoro, e Huapango, de Moncayo.

A Orquestra de Câmara da ECA/USP apresenta na USP a estreia de A roda da fortuna, de Isabel Vilela, e o Concerto nº 4 de Beethoven (com Eduardo Monteiro como solista). O programa será repetido no domingo, no Theatro São Pedro.

No Theatro Municipal de São Paulo, na sexta e no sábado, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano, com regência de Maíra Ferreira, apresentam um tributo ao grupo Secos e Molhados, com participação de João Ricardo.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, grupo de ponta do Instituto Baccarelli, faz concerto no Sesc 14 Bis, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky. O programa da apresentação não foi divulgado.

O maestro e compositor João Rocha rege, à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a estreia mundial de sua Abertura O tempo e o vento, baseado em Erico Verissimo, em homenagem a seus 120 anos de nascimento.

Sábado, dia 17

A soprano Marilia Vargas e a pianista Michiko Licciardi fazem o recital Mães e Filhas no Theatro São Pedro. Elas apresentam obras de Isabella Collbran, Maria Szymanowska, Clara Schumann, Alma Mahler e Mel Bonis, entre outras autoras.

O Palácio das Artes de Belo Horizonte apresenta a ópera Matraga, de Rufo Herrera, baseada no livro de Guimarães Rosa, A hora e vez de Augusto Matraga. Regência de Ligia Amadio e direção cênica de Rita Clemente.

Domingo, dia 18

Leonardo Labrada rege a Orquestra Experimental de Repertório em obras de Flo Menezes (Crase), Clarice Assad (Raízes, concerto para quarteto de percussão e orquestra) e Strauss (Assim falou Zarathustra).

Após concertos com a Osesp, Colin Currie se une aos músicos da Academia de Música da Osesp e da Orquestra Jovem do Estado para apresentar obras de Louis Andriessen, Helen Grimes, Anna Meredith e James MacMillan.


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.