Projeto Sinos abre espaço para jovens músicos de todo o Brasil

por Redação CONCERTO 02/02/2021

O Projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais publica, em fevereiro, uma série de apresentações dos vencedores do Concurso Sinos Jovens Solistas do Festival Internacional de Música em Casa, que ocorreu no final de 2020. 

A iniciativa é uma parceria do Sinos com o festival, que reuniu milhares de alunos em sua primeira edição, realizada em julho do ano passado. Puderam concorrer jovens músicos que participaram do evento. 

Semanalmente, a partir de 3 de fevereiro, serão publicados três vídeos no site do projeto, entre quarta e sexta-feira.

Os três primeiros trazem a percussionista Ana Luiz Cassarotte, que interpreta obras de Lylloff, Delecluse, Hamilton Green e Ney Rosauro; a fagotista Vivian Meira David, com peças de Tansmar, Villa-Lobos e Mozart; e o violoncelista Déverson dos Santos, em composições de Roberto Victorio, Bach e Saint-Saëns.
Ao todo, foram vinte quatro os vencedores, selecionados por um júri composto por alguns dos principais professores do Fimuca. 

Parceria da Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Sinos foi lançado em julho de 2020 e tem atividades previstas até o final de 2021. O projeto é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. 

As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. 

Uma das ações do Sinos é a encomenda de obras que auxiliem os projetos na formação de artistas: elas estão sendo gravadas e os vídeos podem ser vistos no canal do YouTube do projeto.

Leia mais
Notícias Sylvia Thereza realiza projeto para jovens pianistas
Notícias Companhias de ópera criam projetos em busca de modernização
Notícias Filarmônica de Goiás inicia série de encontros pela internet

Ana Luiza Cassarotte, Déverson Santos de Souza e Vivian Meira David [Divulgação]
Ana Luiza Cassarotte, Déverson Santos de Souza e Vivian Meira David [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.