Tom Borrow finaliza integral dos concertos para piano de Beethoven com a Osesp

por Redação CONCERTO 07/08/2025

O maestro japonês Masaaki Suzuki rege dois programas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo neste mês. Fundador do Bach Collegium Japan, ele é uma das autoridades na obra do compositor da atualidade. Mas dedica-se igualmente a outros repertórios, que fazem parte das suas apresentações em São Paulo. Os concertos terão a participação do pianista Tom Borrow – jovem israelense que desponta no cenário internacional e que é artista em residência da Osesp –, que encerra a integral dos concertos para piano e orquestra de Beethoven, iniciada no ano passado.

Nos dias 7, 8 e 9, Borrow toca o Concerto nº 4. E o programa, de corte clássico, tem também a abertura da ópera Don Giovanni, de Mozart, e a Missa Nelson, de Haydn. Obra do final da vida do compositor, ela é ponto alto de sua escrita litúrgica e terá como solistas, em São Paulo, a soprano Jone Martinez, a mezzo soprano Luisa Francesconi, o tenor Valentyn Ditiuk e o barítono Paulo Szot. A missa será repetida no domingo, dia 10, na programação dos Concertos matinais.

O segundo programa de Suzuki com a Osesp acontece nos dias 14, 15 e 16, quando Borrow toca o Concerto para piano nº 5 de Beethoven, conhecido como Imperador. Os concertos se encerram com o balé Pulcinella, de Stravinsky, escrito para orquestra e cantores solistas, que em São Paulo serão Jone Martinez, Valentyn Ditiuk e Paulo Szot.

Tom Borrow também fará recital de câmara com músicos da Osesp no dia 10 na Estação Motiva Cultural. Ao seu lado estarão os violinistas Emmanuele Baldini e Sung-Eun Cho, a violista Sarah Pires e o violoncelista Jin Joo Doh. O programa tem a Partita nº 2 de Bach, em transcrição de Busoni para piano, e o Quinteto de César Franck.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O pianista Tom Borrow durante concerto no ano passado com a Osesp [Divulgação]
O pianista Tom Borrow durante concerto no ano passado com a Osesp [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.