Evento acontece entre os dias 8 de agosto e 7 de setembro; programação inclui ópera Domitila de João Guilherme Ripper, além de masterclasses e palestras
Entre os dias 8 de agosto e 7 de setembro, a cidade de Campos do Jordão recebe a quinta edição do Festival Toriba Musical. Com curadoria artística de Antônio Luiz Barker e promovido pelo Hotel Toriba, o evento terá um mês inteiro de programação, com concertos, recitais, ópera, jazz, palestras, masterclasses e outras atividades, no próprio hotel e em diversos espaços da cidade.
“O Toriba Musical, programa fixo do hotel, nasceu com o propósito de manter a música sempre presente em Campos do Jordão ao longo de todo o ano. Já com o Festival Toriba Musical, nesta edição damos um passo ainda maior, com 100 apresentações especiais distribuídas ao longo de um mês, que ocupam nossos espaços e outros pontos importantes da cidade”, afirma Aref Farkouh, sócio-diretor do Hotel Toriba.
Um dos destaques desta edição é a montagem da ópera Domitila, de João Guilherme Ripper, marcada para o dia 6 de setembro no PalcoScenico Toriba. A produção é da Cia Ópera São Paulo, sob direção de Paulo Esper. Escrita em forma de monólogo lírico, a obra baseia-se nas cartas trocadas entre Dom Pedro I e Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, revelando aspectos íntimos e históricos dessa relação.
O festival será aberto com a apresentação do Coro Jovem de Campos do Jordão e encerrado com um concerto no Auditório Cláudio Santoro com cantores da cidade. Outro destaque é a participação do pianista Jordan Alexander, vencedor da primeira edição do Concurso de Piano Toriba Musical, que realiza recital no dia 12 de agosto e ministra masterclass no dia seguinte.
A programação contempla estilos variados – da música clássica à popular brasileira, do jazz à música country e à viola caipira – e busca valorizar a diversidade cultural. Estão previstas palestras com maestros e críticos musicais, além de um jantar temático com menu inspirado em uma ópera.
As apresentações ocorrem em locais como o Auditório Cláudio Santoro (dentro do Museu Felícia Leirner), Parque Bambui, Fazendinha Toriba e PalcoScenico Toriba, bem como nos restaurantes do Grupo Toriba, como o Toribinha Bar & Fondue, Pennacchi, Casa Bambui e Estação Toriba, entre outros. Para o diretor artístico do projeto, Antônio Luiz Barker, "o PalcoScenico, os restaurantes, os jardins, tudo se integra para oferecer experiências musicais únicas, que vão do recital intimista ao concerto a céu aberto".
Com entrada gratuita na maior parte das atividades, o Festival Toriba Musical amplia a presença da música em Campos do Jordão e reforça a vocação cultural da cidade além da temporada de inverno.
Clique aqui para consultar a programação no Roteiro Musical.
Clique aqui para mais informações no site do Toriba Musical.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.