Steven Spielberg dirige nova versão de 'West Side Story'; veja o trailer

por Redação CONCERTO 27/04/2021

A vida e a obra do compositor e maestro Leonard Bernstein estão chegando ao cinema. O diretor Steven Spielberg finalizou uma nova versão do musical West Side Story. E, com produção de Martin Scorsese e Spielberg, o diretor Bradley Cooper filma uma cinebiografia do compositor norte-americano.

Havia ainda um outro filme sobre Bernstein em pré-produção, no qual ele seria interpretado pelo ator Jake Gylenhaal. No entanto, a família, que já mantinha conversas com Scorsese e Cooper, proibiu o longa de utilizar a música do compositor, tornando o projeto, que teria direção de Cary Fukunaga e foi batizado de The American, inviável. 

O primeiro projeto a ser lançado será a nova versão de West Side Story. A princípio, o filme teria sido lançado no final do ano passado, mas a estreia foi adiada por conta da pandemia e agora remarcada para dezembro de 2021. No último domingo, durante a cerimônia de entrega do Oscar, foi exibido pela primeira vez o trailer oficial do filme.

 

A primeira versão de West Side Story foi dirigida por Robert Wise e lançada nos cinemas em 1961, quatro anos após a estreia da peça na Broadway (no Brasil, o filme foi chamado de Amor, sublime amor). É o musical mais premiado da história do cinema: ganhou dez Oscars (entre eles o de melhor filme e o de melhor atriz coadjuvante para Rita Moreno, que agora produz a nova versão) e três Globos de Ouro.

O enredo, idealizado pelo coreógrafo Jerome Robbins e sugerido a Bernstein, é uma adaptação da história de Romeu e Julieta, de Shakespeare, com a história ambientada no West Side de Manhattan, opondo duas gangues: os Jets e os Sharks, formada por imigrantes porto-riquenhos. 

Na nova versão, Tony será vivido por Ansel Elgort; Maria, por Rachel Zegler; Anita, por Ariana Debose; e Bernardo, por David Alvarez. A música foi arranjada pelo compositor David Newman e gravada pela Orquestra Filarmônica de Los Angeles e o maestro Gustavo Dudamel. As coreografias são de Justin Peck, coreógrafo residente do New York City Ballet.

O filme de Cooper, por sua vez, está sendo produzido pela Netflix e ainda não tem data de estreia prevista – se a pandemia permitir, o objetivo é iniciar as filmagens ainda este ano. O foco do longa será a relação entre Bernstein e sua mulher, a atriz chilena Felicia Montealegre. Em entrevistas, o diretor afirmou que é fascinado pela figura do regente mas, ao ler sobre sua vida, teve certeza de que o filme precisava abordar seu casamento.

Leia também
Notícias Prepare-se: quinze concertos para ver ao vivo ou na internet
Colunistas Memória desprezada, por Luciana Medeiros
Colunistas Paula Pires: fazendo história com Stockhausen, na casa do compositor, por João Marcos Coelho
Colunistas Um novo projeto para descobrir a música rara brasileira, por Irineu Franco Perpetuo

Ansel Elgort (Tony) e Rachel Zegeler (Maria) durante as filmagens [Divulgação]
Ansel Elgort (Tony) e Rachel Zegeler (Maria) durante as filmagens [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.