#CulturaEmCasa vai transmitir produções do Festival Amazonas de Ópera

por Redação CONCERTO 02/05/2023

A plataforma #CulturaEmCasa vai transmitir as óperas da atual edição do Festival Amazonas de Ópera, a 25ª do evento. A primeira delas será Anna Bolena, de Donizetti, com direção de André Heller-Lopes e Marcelo de Jesus, no dia 5.

Em seguida, será apresentada, no dia 7, a ópera O contractador de diamantes, de Francisco Mignone. A ópera foi restaurada e editada pelo maestro Roberto Duarte e a montagem manauara é a estreia dessa nova edição. A direção cênica é de William Pereira e a direção musical, de Luiz Fernando Malheiro e a produção estreou em 21 de abril.

“Foi uma grande produção para uma ópera de espírito italiano. A inspiradíssima música remete a Cilea sobretudo, um pouco a Giordano, mas tem traços fortemente pessoais. Esses traços pessoais, na melodia, na orquestração, na harmonização feliz, permitem uma forte unidade, porque Mignone não se limita ao universo europeu. Nos segundos e terceiros atos, faz apelo à música folclórica brasileira, e o coro, então canta em português. A integração desses dois universos, nacional e internacional, não poderia ser mais feliz: nada soa artificial, nem enxertado. Tudo brota com uma extraordinária naturalidade”, escreveu Jorge Coli no Site CONCERTO após a estreia. 

No dia 24, será apresentada nova produção da ópera Piedade, de João Guilherme Ripper, com direção de Julianna Santos e Otavio Simões. A ópera tem como personagem central o jornalista e escritor Euclides da Cunha, autor de Os sertões.

Encerrando a programação, a #CulturaEmCasa transmite, no dia 25, a ópera Peter Grimes, de Britten. A produção, dirigida por Pedro Salazar, estreou no ano passado e voltou para a edição deste ano. Em 2022, recebeu o Prêmio CONCERTO Lauro Machado Coelho de Ópera.

A #CulturaEmCasa foi criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo durante a pandemia para a apresentação de espetáculos on-line.

Leia também
Crítica 
Festival Amazonas faz história com ópera de Francisco Mignone, por Jorge Coli
Notícias Prepare-se: os principais destaques da agenda da semana
Notícias Orquestra GRU Sinfônica e Faculdade Santa Marcelina festejam parceria com concerto
Entrevista Aos 20 anos, uma nova voz no piano brasileiro, por Camila Fresca
Opinião O gosto (e o risco) da liberdade, por João Marcos Coelho

Luisa Francesconi e Tatiana Carlos em cena de 'Anna Bolena', no Teatro Amazonas [Divulgação]
Luisa Francesconi e Tatiana Carlos em cena de 'Anna Bolena', no Teatro Amazonas [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.