Festival Amazonas de Ópera terá edição digital em novembro

por Redação CONCERTO 17/09/2020

O Festival Amazonas de Ópera será realizado este ano entre os dias 1º e 30 de novembro, com foco na produção brasileira e a encomenda de três novas óperas que serão gravadas de maneira remota e transmitidas pela internet.
Foram convidados para o projeto os compositores Leonardo Martinelli, Eduardo Frigatti e Piero Schlochauer. As óperas de câmara terão a parte instrumental gravadas pelos músicos da Amazonas Filarmônica no palco do Teatro Amazonas, enquanto os cantores vão gravar suas partes em casa, orientados pelas direções cênica e musical.

A programação inclui ainda recitais de canto, também dedicados à música brasileira. Segundo o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival, o objetivo foi abrir espaço apenas para artistas brasileiros, uma forma de ajudar neste momento em que toda a cadeia produtiva da música no país foi afetada pela pandemia.

O festival será bancado por patrocínios privados. “O governo teve a sensibilidade nesse momento de pandemia de preservar a estrutura da cultura no estado, sem diminuições nas equipes. Mas esse é um momento delicado, de queda na arrecadação, que afeta diversos setores, e por conta disso é muito importante poder contar com o aporte privado para o festival”, explicou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas Marcos Apolo em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Os corpos estáveis do Teatro Amazonas retomaram em agosto sua programação presencial, mas apenas com apresentações de câmara. “São concertos semanais, como os que fazemos na temporada normalmente, mas com formações pequenas, de até nove artistas no palco. Criamos um rodízio de forma que todos os músicos da orquestra participem e tenho certeza de que essa dedicação à música de câmara terá consequências na própria qualidade da orquestra quando tudo passar e for possível voltar a tocar em formações maiores”, explica Malheiro.

Leia mais
Notícias
Soprano Gabriela Geluda estreia ópera sobre o isolamento, por Luciana Medeiros
Notícias Theatro Municipal de São Paulo cancela programação até o final de 2020
Notícias Comemore os 25 anos da Revista CONCERTO com a Filarmônica de Berlim
Colunistas 25 anos de música clássica e ópera no Brasil, por Nelson Rubens Kunze

Teatro Amazonas

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.