Jorge Antunes estreia ópera sobre Marielle Franco

por Redação CONCERTO 24/07/2025

O compositor Jorge Antunes estreia na sexta-feira a ópera Marielle, baseada na história real da vereadora do Rio de Janeiro assassinada por milícias em 2018. A obra será apresentada no Sesc Ceilândia também nos dias 26 e 27, pela Orquestra Ars Hodierna e sob regência de Jorge Lisbôa Antunes. 

“Composta entre 2022 e 2024, a obra utiliza declarações e discursos de Marielle Franco. Os principais papeis são, além da soprano que encarna a personagem-título, a contralto (sua mulher Mônica), um cadeirante e um ator e mímico encarnando Rui. Em cena, dois cantores de funk. Desfilam não só técnicas vocais sofisticadas como o cantado-falado, canto lírico atonal e neotonal, voz falada empostada, voz falada branca e até o canto-falado do funk”, escreve João Marcos Coelho sobre a ópera.

“O brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, sete anos atrás, no Rio de Janeiro, é um exemplo. A estreia mundial, neste mês, de sua ópera Marielle, coroa de modo impactante sua trajetória. Antunes é daqueles compositores necessários, fundamentais na vida musical brasileira. Sem jamais esquecer a experimentação, é capaz de responder no calor da hora a trágicos acontecimentos”, completa. 

Leia mais sobre a ópera Marielle na coluna Música Viva, de João Marcos Coelho [acesso exclusivo para assinantes].


Leia também
Crítica 
Um casamento arranjado, mas com final feliz, por João Luiz Sampaio
Ouvinte Crítico Óperas ‘As fadas’, de Puccini, e ‘Dia de paz’, de Strauss
Notícias Femusc abre inscrições para sua 21ª edição
Notícias Festival de Campos do Jordão tem piano, música contemporânea e orquestras
Notícias Fabio Martino toca concerto de Ravel com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias Nova edição do ‘Orquestras em pauta’ acontece no Rio de Janeiro em fins de julho
Podcast Panorama Clássico - 13 - Flavia Prando e os violões na velha São Paulo


O compositor Jorge Antunes [Revista CONCERTO/Anthony Kunze]
O compositor Jorge Antunes [Revista CONCERTO/Anthony Kunze]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.