A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta nos dias 2, 4 e 6 de dezembro a ópera Wozzeck, de Alban Berg, que completa 100 anos de estreia em 2025. Uma das mais importantes criações da história do gênero, ela será apresentada em formato de concerto-cênico com direção musical de Thierry Fischer e direção cênica de André Heller-Lopes. O barítono britânico Robin Adams será o protagonista nas apresentações.
O libreto é baseado em uma peça teatral inacabada de Georg Büchner (1813-37). Berg reorganizou a trama em três atos, cada um com cinco cenas de duração semelhante. A obra acompanha as agruras vividas pelo personagem-título, um soldado miserável constrangido por seu capitão e transformado em objeto de experiências por seu médico. A pressão social que o sufoca atinge o auge ao descobrir a traição da esposa. Ele a mata e decide tirar a própria vida, encerrando seu ciclo de desespero.
“É uma história atual, sobre opressão, estresse social e humilhação. Esses são personagens às margens da sociedade. Mais do que nunca, estamos atentos a isso”, diz Heller-Lopes em entrevista a Amanda Queirós, publicada na edição de dezembro da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
Além de Adams, o elenco conta, entre outros, com a soprano austríaca Astrid Kessler, na pele de sua mulher, Marie; o tenor estadunidense Jason Bridges, vivendo o soldado Andres, amigo de Wozzeck; e o baixo alemão Markus Hollop como o médico.
Dois encontros na Estação Motiva Cultural vão abordar a obra e seu contexto. No dia 3, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca conduz o papo com o maestro Thierry Fischer e o historiador Jorge Coli sobre o papel de Berg no cenário musical. No dia 5, o psicanalista Christian Dunker e o filósofo Vladimir Safatle se debruçam sobre as neuroses despertadas pela guerra – tema fortemente presente em Wozzeck.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Wozzeck, a ópera que sangra, por Jorge Coli [acesso exclusivo para assinantes]
Podcast A ópera ‘Wozzeck’, de Alban Berg
Notícias Repertório de Natal é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Notícias Prepare-se: os destaques da programação musical da semana
Notícias Sigma Project faz recital na Estação Motiva Cultural
Crítica ‘Madame Butterfly’ recebe emocionante montagem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por Nelson Rubens Kunze
Opinião Teatro Baccarelli em Heliópolis é um marco histórico, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.