O Sigma Project, quarteto de saxofones baseado na Espanha, apresenta nesta segunda-feira, dia 1º, na Estação Motiva Cultural, o programa Uma viagem utópica: música de ontem e de hoje.
Na primeira parte, o grupo vai tocar Scarlatti, Mauricio Sotelo (Cantes de viento y nieve-espirales de llanto, em estreia brasileira), Gesualdo e Rodrigo Lime (Tambores, em estreia em São Paulo). Na segunda parte, a atração é a primeira apresentação no Brasil da versão para quarteto de saxofones do Concerto de 1982 do compositor americano Philip Glass.
“Tambor inspira-se nesse instrumento musical como um universo de aprendizagem: existe uma espécie de enciclopédia, ou, como diz o pesquisador Luiz Antônio Simas, uma gramática do tambor, sendo possível reconhecer comunidades específicas por seus toques de tambor, explica Lima. Na própria história das escolas de samba cariocas, conta o compositor (que, diga-se de passagem, é jurado do grupo especial no quesito harmonia), sempre houve duas camadas de discurso: o enredo oficial, visível nos carros alegóricos, e outro subversivo contado pelos toques de tambor de matriz africana aludidos pela bateria. A peça explora ainda a ideia da corporeidade do ritmo, que nessas práticas tradicionais é mais sentido de maneira orgânica que intelectualizado”, escreveu Júlia Tygel em texto sobre Rodrigo Lima publicado na edição de agosto da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Repertório de Natal é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Notícias Prepare-se: os destaques da programação musical da semana
Notícias Osesp apresenta ópera ‘Wozzeck’ em concerto-cênico na Sala São Paulo
Podcast A ópera ‘Wozzeck’, de Alban Berg
Crítica ‘Madame Butterfly’ recebe emocionante montagem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por Nelson Rubens Kunze
Opinião Teatro Baccarelli em Heliópolis é um marco histórico, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.