‘Peter Grimes’, de Britten, é destaque da nova edição do Festival Amazonas de Ópera

por Redação CONCERTO 01/04/2022

O 24º Festival Amazonas de Ópera será realizado entre os dias 29 de abril e 30 de maio em Manaus. E a programação tem como destaque a ópera Peter Grimes, de Benjamin Britten, um dos títulos mais importantes do século XX.

A abertura será no dia 29 de abril, com uma produção de Il tabarro, de Puccini. A montagem foi apresentada no ano passado no Festival do Theatro da Paz, em Belém. E a ida para Manaus marca o início das atividades do Corredor Lírico Norte, parceria entre os dois teatros que tem como objetivo reunir ainda outros estados da região.

No elenco, os cantores que participaram da produção em Belém: o barítono Rodolfo Giugliani (Michele), a soprano Eliane Coelho (Giorgetta) e o tenor Hélenes Lopes (Luigi). A regência é de Marcelo de Jesus e a direção cênica, de Jena Vieira.

Entre os dias 15 e 28 de maio, sobe ao palco uma produção de O menino maluquinho, de Ernani Aguiar, inspirada no livro de mesmo nome de Ziraldo. A ópera Onheama, de João Guilherme Ripper, em versão para bonecos, será apresentada no hall do Teatro Amazonas e em escolas públicas e no interior do Estado. 

Peter Grimes terá récitas entre os dias 20 e 25 de maio. No papel-título, o tenor Fernando Portari, que encabeça um elenco do qual fazem parte também a soprano Daniella Carvalho, que vive Ellen Orford, e o barítono Homero Velho, que encarna o Capitão Balstrode. A encenação é do colombiano Pedro Salazar e a regência, de Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival. 

Em versão de concerto, a ópera Il trovatore, de Verdi, terá récitas nos dias 29 e 31 de maio, com Maheiro na regência e a participação de Enrique Bravo (Manrico), Tatiana Carlos (Leonora), Rodolfo Giugliani (Conte di Luna) e Denise de Freitas (Azucena).

Além de recitais e concertos, Manaus fará a estreia, em versão on-line, de Flora na selva, de Isabelle Sabrié. 

Nos dias 20 e 21 de maio, o Festival Amazonas de Ópera também sediará a terceira edição do Encontro de Economia Criativa e Teatros de Ópera. “A economia criativa, o turismo e os serviços são setores capazes de oferecer caminhos importantes para o crescimento econômico, para o aumento da geração de empregos e renda e para a implementação de atividades alinhadas com a sustentabilidade de uma região que precisa apostar na preservação ambiental e, ao mesmo tempo, aumentar as possibilidades de desenvolvimento social”, explica Flavia Furtado, diretora executiva do festival e idealizadora do encontro. O evento oficializará a entrada do Festival Amazonas de Ópera na Zona Franca de Manaus.

Leia também
Revista CONCERTO
Em Manaus, hora da retomada, por Irineu Franco Perpetuo
Colunistas Ninguém é apolítico, por João Marcos Coelho
Notícias Cursos CLÁSSICOS On-line anunciam programação de abril
Notícias Festival Artes Vertentes concorre a prêmio de inovação da Classical:NEXT
Notícias Governo de São Paulo inaugura ligação entre Sala São Paulo e Estação da Luz
Notícias Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Amazonas e Pará assinam convênio para criação do Corredor Lírico Norte

Teatro Amazonas [Divulgação]
Teatro Amazonas [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.