‘Tosca’ assinada por Jorge Takla sobe ao palco do Teatro Amazonas

por Redação CONCERTO 09/05/2019

Depois de estrear uma nova produção de Maria Stuarda, de Donizetti, que segue em cartaz, o Festival Amazonas de Ópera leva ao palco do Teatro Amazonas, no sábado, dia 11, uma produção de Tosca, de Puccini, dirigida por Jorge Takla.

“Não sou contra aggionarmentos, mas no caso da Tosca há um contexto político de época que eu acho interessante. E a temática do assédio sexual, da corrupção, da fidelidade a ideais continua tão contundente que a relação acaba sendo próxima de qualquer forma”, explica o diretor em entrevista à CONCERTO. “Com o cenógrafo Nicolas Boni, encontramos uma linguagem que respeita a época, sem abrir mão da contemporaneidade. É clássico, sem ser velho, sem poeira.”

Baseada na peça de Victorien Sardou, escrita para a atriz Sarah Bernhardt, a obra é uma das mais intensas criações de Puccini, em especial pela longa cena de embate entre barítono e soprano no segundo ato. O elenco será composto pela soprano Daniella Carvalho, o tenor Fernando Portari e o barítono Rodrigo Esteves. A regência é do maestro Luiz Fernando Malheiro.

Prepare-se: a programação do Festival Amazonas tem ainda outros espetáculos até o final do mês. Nos dias 25 e 29, o cravista Atila de Paula comanda Mater Dolorosa. E, no final do mês, nos dias 26, 28 e 30, será a vez de uma nova produção de Alma, de Claudio Santoro, com elenco encabeçado por Denise de Freitas e Juremir Vieira, direção cênica de Julianna Santos e regência de Marcelo de Jesus. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Arte da permanência: uma conversa com Jorge Takla (Revista CONCERTO de maio de 2019)
Sr. Ópera: Luiz Fernando Malheiro e o Festival Amazonas, por João Luiz Sampaio
Fernando Portari: 30 anos de carreira e amor à arte, por Luciana Medeiros
Acervo CONCERTO: A vida de Puccini
Acervo CONCERTO: ‘Tosca’, de Puccini

Cena de 'Tosca', de Puccini, com concepção de Jorge Takla e cenários de Nicolas Boni [Divulgação]
Cena de 'Tosca', de Puccini, com concepção de Jorge Takla e cenários de Nicolas Boni [Divulgação]