Festival de Inverno de Campos do Jordão anuncia vencedores do Prêmio Eleazar de Carvalho

por Redação CONCERTO 01/08/2023

“Nós ambicionamos mais e, portanto, vamos fazer mais. Campos este ano foi magnífico, ano que vem deverá ser mais, depois mais e depois mais”, afirmou a secretária Marília Marton

Após o término do concerto sinfônico da Orquestra do Festival na Sala São Paulo – que aconteceu no último sábado, dia 29 de julho –, o Festival de Inverno de Campos do Jordão anunciou os vencedores dos prêmios que confere aos mais destacados bolsistas da edição. São seis prêmios, o mais importante sendo o Prêmio Eleazar de Carvalho, que equivale a uma bolsa de 9 meses para estudos em uma academia de música internacional. 

Participaram da cerimônia de premiação a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo Marília Marton, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Osesp Pedro Parente, a conselheira da Fundação Osesp Tatyana Vasconcelos Araújo de Freitas, o diretor executivo da Fundação Osesp Marcelo Lopes, o coordenador geral do Festival Fabio Zanon e o coordenador pedagógico da Fundação Osesp Rogério Zaghi.

Antes do anúncio, Marcelo Lopes elogiou o desempenho da Orquestra do Festival e afirmou: “Olhando para a orquestra tenho certeza de que temos um futuro brilhante pela frente”. Pedro Parente, por sua vez, se disse emocionado com os jovens instrumentistas, agradeceu aos músicos, aos organizadores do festival, ao estado, ao governador e à secretária. “Trabalhamos de forma voluntário em prol dessa organização com essa missão de fazer tardes e noites como essa que a gente teve aqui agora”, falou. “Essa orquestra [a Osesp] é uma orquestra do estado de São Paulo, é um orgulho do Brasil, a melhor orquestra da América Latina sem dúvida nenhuma e estamos trabalhando muito firme, com o nosso maestro Thierry Fischer, para colocá-la entre as melhores do mundo. Vocês vão ver isso. É um agradecimento muito especial ao estado de São Paulo, porque a orquestra é do estado, o estado nos patrocina e patrocina também este maravilhoso Festival de Campos do Jordão”.

Emendando na fala de Parente, a secretária Marília Marton afirmou: “Estou no primeiro ano [de gestão] e tenho o desafio de evoluir a cada ano. Estamos com isso em mente e vamos desafiar para que o festival venha cada vez mais a ser uma referência em nosso Brasil. Ele já é! O estado de São Paulo já é o estado da música. Nós já temos aqui desde iniciação musical até a grande referência que é a Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo. Mas não é o suficiente. Nós ambicionamos mais e, portanto, vamos fazer mais. Campos este ano foi magnífico, ano que vem deverá ser mais, depois mais e depois mais. Porque assim que este estado sempre foi e assim que ele sempre será, se desafiando a um lugar melhor”. 

Os premiados com uma vaga para a Academia de Música da Osesp foram a violista Kinda Salgado de Assis (28 anos, natural de Jacareí, São Paulo, egressa do Centro de Cultura Musical de Campos de Goytacazes e atualmente aluna do Instituto Baccarelli) e o pianista Victor Pompermayer Freire (21 anos, de Vitória, ES, aluno de graduação na USP). O pianista Mateus Restani Furtado (23 anos, de Jacareí, São Paulo, formado pela USP e atualmente estudante no Chicago College of Performing Arts, nos EUA) venceu o Prêmio Recital no 54º Festival de Campos do Jordão. O clarinetista Rafael Esparrell (19 anos, São Paulo, egresso da Escola Municipal de Música e aluno de graduação na USP) conquistou o Prêmio Polyphonia Recital em Londres em 2024. O prêmio para realização de um Concerto solo com a com a Orquestra no Festival de 2024 foi para o percussionista Asafe Nikolas Silva Ferreira (17 anos, natural de São Paulo, morando em Portugal, aluno da Escola Profissionalizante de Música de Lisboa).

O grande vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho foi o violinista Felipe Bueno Rodrigues Baldo, de 23 anos, natural de Bauru, formado no Conservatório Musical de Tatuí, em São Paulo.

Vencedores do Prêmio Eleazar de Carvalho do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão (divulgação)
Vencedores do Prêmio Eleazar de Carvalho do 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.