Evento será realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná; concerto de encerramento acontece no dia 26, no Guairinha
O Seminário Latino-Americano sobre Música de Concerto, promovido pelo projeto Timbres da Latino América, será realizado em Curitiba entre os dias 17 e 27 de novembro, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação contempla recitais, palestras, aulas, mesas de discussão e atividades educativas, com foco na produção camerística e sinfônica latino-americana. O evento é voltado para que estudantes, pesquisadores, instrumentistas, compositores e amantes da música conheçam novas perspectivas, repertórios e abordagens estéticas, que celebram a riqueza sonora do nosso continente.
Organizado pela Orquestra Sinfonia Brasil e pela UFPR, o seminário apresentará atividades em espaços da universidade e instituições parceiras, incluindo recitais de violão com o músico e compositor Daniel Wolff, palestras com o musicólogo Juan Pablo González e o compositor Ronaldo Miranda, além de encontros formativos como master class com o flautista Cláudio Barile, solista convidado.
No dia 26 de novembro, às 20h, no Teatro Guairinha, acontecerá o concerto de cncerramento. A apresentação terá a Orquestra Sinfonia Brasil sob regência do maestro Norton Morozowicz, diretor artístico do projeto. O solista será o flautista argentino Cláudio Barile, principal flauta da Orquestra Filarmônica do Teatro Colón, com uma carreira de atuações em palcos das Américas, Europa e Estados Unidos. O repertório inclui obras de compositores latino-americanos de várias épocas, como Santoro, Villa-Lobos, Mignone, Radamés Gnattali, Henrique de Curitiba, Alfonso Leng, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla.
Criada pela Associação Música & Cena Brasil, a Orquestra Sinfonia Brasil reúne músicos de projeção nacional e internacional e mantém intensa atividade artística e educativa no país e no exterior. O Seminário Latino-Americano integra o conjunto de ações do projeto Timbres da Latino América, que em 2024 realizou turnê pela Argentina, Uruguai e Chile, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e instituições parceiras.
Detalhes da programação pode ser obtidos na página do Instagram da Orquestra Sinfonia Brasil – clique aqui para acessar.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.