Show de música popular comemora 45 anos da Rádio Cultura FM de São Paulo

por Nelson Rubens Kunze 08/07/2022

A emissora da Fundação Padre Anchieta sempre se diferenciou pela programação voltada ao repertório clássico, do antigo ao contemporâneo. Na festa de seu aniversário, porém, a Rádio Cultura FM promove um show de música popular com a cantora Paula Morelenbaum e o violonista Marcel Powell 

Na próxima segunda-feira, dia 11 de julho, a Rádio Cultura FM de São Paulo comemora 45 anos. A principal atração da comemoração de aniversário é um show no Teatro B32, exclusivo para convidados, com o violonista Marcel Powell ao lado da cantora Paula Morelenbaum. O evento será transmitido ao vivo a partir das 20h.

Mas, para alegria de seus ouvintes, a celebração ainda contempla a transmissão, durante o dia, de gravações do acervo da Rádio Cultura FM, realizadas em vários períodos de sua história. 

Entre os destaques, o programa “Concerto do Meio-Dia” traz um registro inédito realizado neste ano no Auditório do Masp, com a Ocam – Orquestra de Câmara da ECA-USP, sob a regência de André Bachur e a participação do pianista Cristian Budu, com obras de Villa-Lobos, Stravinsky, Mozart e Guarnieri. Na sequência, a “Seleção do Ouvinte” apresenta a Sinfonia nº 1, Titã, de Gustav Mahler, com a Orquestra Acadêmica do Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob a batuta de Kurt Masur (gravação de 2005). 

Às 14h20, a Cultura FM transmite a gravação da Osesp sob direção de Eleazar de Carvalho, também no Festival de Campos do Jordão, em que o pianista Nelson Freire sola o Concerto para piano nº 3 de Rachmaninov. O programa “Tarde Cultura” apresenta gravações realizadas em 2012, durante o concerto em comemoração aos 35 anos da Cultura FM, que teve entre outras obras as Variações Cultura FM 35 anos, composta sob encomenda por André Mehmari e interpretada pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A Rádio Cultura FM de São Paulo sempre se diferenciou pela programação voltada ao repertório clássico, do antigo ao contemporâneo. Se, como emissora pública sustentada pelo estado de São Paulo, é legítimo a emissora abrir espaço em sua grade de programação para a ótima música popular brasileira – em especial à vertente da música instrumental, que muitas vezes tem intersecções com a chamada música erudita –, é lamentável que, no marco de seu aniversário de 45 anos, a festa da emissora de música clássica seja feita com um show de música popular (mesmo que Paula Morelenbaum e Marcel Powell sejam, como são, excelentes artistas). 

Leia também
Notícias
 Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de julho
Notícias Wiebke Lehmkuhl: “Em Mahler, você precisa desconfiar das primeiras impressões”
Notícias “Em Schoenberg, há uma floresta irreconhecível, que não se controla”, diz Adriane Queiroz 
Notícias Danielle Akta toca Schumann com Filarmônica de Minas Gerais
Notícias Cultura turbina economia em pelo menos 60%
Colunistas Jan Swafford: prazer e emoção como introduções à música clássica, por Camila Fresca

(divulgação, Beatriz Girão)
(divulgação, Beatriz Girão)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.