Prezada leitora, prezado leitor,

por Nelson Rubens Kunze 01/06/2025

Esta é a edição de junho de 2025 da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Na matéria de capa, celebramos a pianista chinesa Yuja Wang, que arrebata plateias no mundo inteiro com seu virtuosismo magnético e sua postura desafiadora. Em reportagem de Ana Cursino Guariglia, acompanhamos a trajetória da artista que neste mês se apresenta no Brasil pela temporada do Cultura Artística, ao lado da Mahler Chamber Orchestra, interpretando Chopin e Tchaikovsky. 

A seção Em Conversa traz a entrevista realizada por Irineu Franco Perpetuo com o compositor Flo Menezes, que estreia no Theatro São Pedro sua nova ópera Oposicantos. Reconhecido pela obra eletroacústica e pelo pensamento teórico, Menezes fala de sua relação com o gênero operístico e revela os bastidores de um espetáculo multimídia de grande fôlego, que combina música, vídeo e ação cênica com proposta estética radical. 

Na seção Palco, Amanda Queirós escreve sobre A hora espanhola, de Ravel, que ganha interpretação da Filarmônica de Minas Gerais em Belo Horizonte sob regência de Fabio Mechetti. E João Luiz Sampaio assina o texto da seção Repertório, sobre os quartetos de cordas de Shostakovich – uma verdadeira autobiografia sonora do compositor russo –, que serão apresentados na íntegra no Teatro Cultura Artística. 

O concerto com o Réquiem de guerra, de Benjamin Britten e que será interpretado no Theatro Municipal de São Paulo sob regência do maestro Roberto Minczuk, é o tema da seção Acontece, também redigida por Irineu Franco Perpetuo. Já na seção Fermata, Luciana Medeiros traça o perfil do jovem pianista Estefan Iatcekiw, que acaba de vencer o Concurso Internacional Cidade de Vigo, na Espanha, e se apresenta neste mês como solista da Osesp. 

Com grande alegria divulgamos, ainda, a auspiciosa temporada de estreia da Cors, Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que, após inaugurar o Teatro Simões Lopes Neto com Turandot, de Puccini, anuncia mais cinco produções – entre elas títulos como La traviata, O elixir do amor e João e Maria

Nos artigos de nossos colunistas, Júlio Medaglia relembra os sessenta anos da morte de Maria Olenewa, pioneira da dança no Brasil; Camila Fresca destaca o trabalho pedagógico e artístico da violinista Elisa Fukuda; Jorge Coli escreve sobre a transformação da escuta musical entre os séculos XVIII e XIX; e João Marcos Coelho reflete sobre os cem anos da morte de Erik Satie. 

Consulte também o Roteiro Musical ilustrado desta edição, com dezenas de eventos em várias cidades do país. Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical. 

Nelson Rubens Kunze 
diretor-editor