Mawaca e Grupo Indígena Multiétnico abrem série idealizada por Anna Maria Kieffer

por Redação CONCERTO 18/04/2022

Uma apresentação do Grupo Mawaca, dirigido por Magda Pucci, e do Grupo Indígena Multiétnico abre nesta terça-feira, dia 19, o projeto Centro em Concerto – Vozes de São Paulo, com curadoria da pesquisadora e mezzo soprano Anna Maria Kieffer.

O concerto celebra a existência dos povos indígenas, com recriações sobre músicas de diferentes etnias como Mbya Guarani, Paiter Suruí, Kayapó, além de trazer composições própria de Magda Pucci. 

O Grupo Indigena Multiétnico é formado por indígenas de quatro povos do Nordeste: Fulni-ô (PE), Kariri-Xocó (AL), Pankararé (BA) e Kaimbé (BA) sob a direção de Ava Fulni-ô. E sua produção musical tem sido pesquisada pelo Grupo Mawaca.

Realizado em parceria com o Sesc Carmo, com igrejas do centro da cidade como palco, o projeto terá apresentações mensais ao longo do ano. O objetivo é realçar “aspectos das sonoridades da cidade, enfatizando sua formação, sua diversidade cultural e a herança das principais matrizes que caracterizaram a música em São Paulo desde seus primórdios até o século XXI”.

“Sabe-se que o planalto onde se ergueu a cidade era habitado principalmente por populações de cultura Tupi, que incluía também os Guarani, além de grupos numericamente menores, como os Maromomi/Guarulho e – já fora do planalto mas em contato com ele - dois povos distintos, ambos do tronco linguístico macro-jê: um ligado a uma etnia que habitava a serra do Mar, os Guaianá e outro, ligado a uma etnia do Sul, provável ancestral dos Kaingang”, explica Anna Maria Kieffer sobre a primeira apresentação da série. 

“É uma homenagem àqueles que foram os primeiros habitantes das terras ocupadas pelos paulistas de hoje e que tiveram suas populações e terras sensivelmente diminuídas pela ação dos primeiros colonos, como aconteceu em todo o território brasileiro e, vergonhosamente, continua acontecendo. A compositora, pesquisadora e educadora Magda Pucci vem trabalhando com repertório indígena há mais de dez anos, tendo realizado intercâmbios com diversos grupos indígenas, que resultaram na promoção de suas culturas, através de trabalhos conjuntos, livros, cursos, documentários e apresentações musicais, como a que abre essa série de concertos, com o grupo Mawaca, do qual Magda é curadora, no Pateo do Collegio e o Grupo Indígena Multiétnico, formado por representantes de populações indígenas de diversas etnias, presentes na cidade de São Paulo.”

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Mawaca [Divulgação/Eduardo Vessoni]
Mawaca [Divulgação/Eduardo Vessoni]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.