Compositor Alexandre Lunsqui vence prêmio nos Estados Unidos

por Redação CONCERTO 26/02/2020

A Academia Americana de Artes e Letras (American Academy of Arts and Letters) anunciou na última segunda-feira (24 de fevereiro) os 17 agraciados de seu prêmio de música 2020, entre eles o compositor brasileiro Alexandre Lunsqui. Os candidatos ao prêmio foram indicados pelos 250 membros da academia. Um comitê formado pelos acadêmicos Melinda Wagner (presidente), Robert Beaser, Martin Bresnick, Chen Yi, George Lewis, David Rakowski e Augusta Read Thomas escolheu os vencedores.

Lunsqui venceu na categoria Arts and Letters Awards Music, junto com Ted Hearne, Amy Beth Kirsten e Andreia Pinto Correia. Os compositores receberão US$ 10 mil. O prêmio é uma “homenagem a extraordinárias realizações artísticas e reconhece compositores que chegaram com um trabalho de voz própria”. Cada um dos vencedores ainda receberá uma verba adicional de US$ 10 mil para gravar a sua obra e também terá a sua música programada nos concertos da academia no primeiro semestre de 2021.

Alexandre Lunsqui (1969) é paulista e professor de composição e teoria na Unesp. Ele estudou na Unicamp, University of Iowa (MA), Columbia University (DMA) e no Ircam, em Paris, onde realizou um curso de composição e música com computador. Seus professores foram Tristan Murail, Jose Augusto Mannis, Fred Lerdahl e Jeremy Dale-Roberts. A sua formação também inclui jazz e improvisação contemporânea.

Ouça abaixo a obra Fibers, Yarn and Wire de Alexandre Lunsqui, composta em 2011, com a Filarmônica de Nova York sob direção de Alan Gilbert.

 

Leia mais
Crítica O Villa-Lobos imperdível da Osesp, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião Reinbert de Leeuw (1938-2020): o contemporâneo como alimento, por João Marcos Coelho
Temporadas 2020 Conheça as principais programações já anunciadas

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.