Concertos celebram aniversário do Theatro São Pedro de Porto Alegre

por Redação CONCERTO 25/06/2022

Duas apresentações neste final de semana celebram os 164 anos do Theatro São Pedro de Porto Alegre.

A primeira delas acontece no sábado, dia 25, com o violinista Hique Gomes, o acordeonista Elmer Fagundes e a regente Keliezy Severo. Participa também o violonista Lucas Naimayer.

No domingo, dia 26, a Orquestra do Theatro São Pedro sobe ao palco sob regência de Evandro Matté, diretor artístico do teatro. 

O programa tem o Concertino para oboé e orquestra de cordas, o Concertino para trombone e orquestra de cordas e Polidisritmia, de Fernando Deddos; e Ternura e Sempre, de K-Shimbinho. 

O alemão Christoph Hartmann (oboé) e os brasileiros José Milton Vieira (trombone) e Fernando Deddos (eufônio) atuam como solistas, além da participação especial de Douglas Gutjahr (percussão). 

O Theatro São Pedro de Porto Alegre surgiu na primeira metade do século XIX, quando o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul Manoel Antôncio Galvão doou um terreno no centro de Porto Alegre para o início das obras do Theatro São Pedro, que seriam feitas com projeto arquitetônico no estilo neoclássico do arquiteto Filipe Normann.

A Revolução Farroupilha adiou os planos de construção do teatro, que seria inaugurado em 1858 pelo Barão de Uruguaiana. 

A OTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
 Violonistas tocam em Porto Alegre e fazem recital on-line pela Cultura Artística
Notícias Festival Sesc propõe olhar ‘decolonial’ em leitura de missa de Padre José Maurício
Notícias Ópera 'I Pagliacci' de Leoncavallo, ganha montagem no Teatro Sérgio Cardoso

Fachada do Theatro São Pedro de Porto Alegre [Divulgação/Diogo da Maia]
Fachada do Theatro São Pedro de Porto Alegre [Divulgação/Diogo da Maia]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.