Concurso Maria Callas realiza nova edição pela internet

por Redação CONCERTO 10/06/2020

O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas será realizado este ano pela internet e terá, além da votação do júri, presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, um vencedor escolhido pelo público, que poderá votar em seus preferidos pelo Facebook.

Esta é a décima oitava edição do concurso. Antes da paralisação das atividades provocada pela pandemia do coronavírus Covid-19, 125 cantores haviam se inscrito. Deste total, 93 candidatos aceitaram a mudança para a versão digital, enviando vídeos com suas apresentações para a avaliação dos jurados. O concurso tem inscritos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de cantores latino-americanos que vivem nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha.

“O momento que estamos vivendo nos faz refletir sobre o futuro do nosso projeto e mudanças significativas acontecem este ano e, claro, já pensando na ampliação a partir de 2021. Focaremos em espetáculos, palestras, conferências e master classes aos nossos jovens cantores e público em geral”, diz Paulo Esper, diretor da Cia. Ópera São Paulo.

Entre os dias 14 e 18 de junho acontecem as eliminatórias, quando os jurados vão receber os vídeos selecionados, que também serão colocados na página do Facebook da Cia. Ópera São Paulo para votação do público.

Maria Callas [Reprodução]
Maria Callas [Reprodução]

Os finalistas serão conhecidos no dia 19 e, entre os dias 24 e 26, seus novos vídeos serão avaliados pelos jurados e pelo público. O resultado será divulgado no dia 27.

Na edição deste ano, cada registro vocal terá um premiado, ou seja, serão escolhidos os melhores soprano, mezzo-soprano, tenor, barítono, baixo e contratenor. Cada um deles receberá um prêmio de R$ 2 mil. O Prêmio José Esper Netto, para o cantor escolhido pelo público, será de R$ 1 mil. 

Dica de Escuta Naxos

Além de Malheiro, o júri é composto por João Guilherme Ripper, presidente da Academia Brasileira de Música; Sabino Lenoci, editor da revista L’Opera; Richard Martet, redator-chefe da Opera Magazine de Paris; Fernando Sans, editor da revista Opera Actual de Barcelona; Adelia Issa, soprano; João Luiz Sampaio, jornalista e editor-executivo da Revista CONCERTO; Jorge Coli, historiador e crítico musical; Verónica Villarroel, soprano; Silvia Gasset, presidente da Fundação Jaume Aragall; Maria Pia Piscittelli, soprano; Carlos Rauscher, membro do conselho consultivo e assessor artístico do Cultura Artística; Robson Tirotti, presidente da Amigos Cia. Ópera São Paulo; José Velasco, empresário artístico; Carlos Aransay, diretor do Concurso Internacional de Trujillo, no Peru; Roberto Gilder, empresário artístico; Fabiana Crepaldi, membro do conselho da Amigas Cia. Ópera São Paulo; Alejandro Chacón, diretor cênico; Raquel Pierotti, coordenadora da Escola Nacional de Arte Lírica do Sodre; e Mário Vivino, crítico musical.

O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas é realizado pela Cia. Ópera São Paulo e é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Amigos da Arte e Fundação Cultural de Jacareí.

Leia mais
Notícias
Sergio Monteiro abre nova edição do Festival Beethoven dos Encontros CLÁSSICOS
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Crítica Hugo Pilger revela o violoncelo de Claudio Santoro
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.