Elisa Fukuda vence o Grande Prêmio CONCERTO 2025 na votação do júri

por Redação CONCERTO 29/12/2025

A violinista Elisa Fukuda venceu o Grande Prêmio CONCERTO 2025 na votação do júri especializado. Professora, camerista e solista, ela celebrou em 2025 seus 50 anos de carreira. Ela concorreu com a inauguração do Teatro Bacarelli e com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O Prêmio CONCERTO, atualmente em sua décima quarta edição, é debatido e escolhido por alguns dos principais críticos musicais do país: Amanda Queirós, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Luciana Medeiros, Márvio dos Anjos, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina. Cada jurado indicou três destaques por categoria, o que resultou em uma lista apresentada na reunião do júri realizada no dia 5 de dezembro. A partir dela, foram selecionados três indicados para cada categoria. Em seguida, houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores. O público também foi convidado a votar, pelo Site CONCERTO, em seus preferidos (veja os resultados aqui). 

A vencedora na categoria Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera foi Les Indes Galantes, de Rameau, apresentada no Theatro Municipal de São Paulo. Também concorreram as produções de Falstaff, de Verdi (Theatro São Pedro de São Paulo), e Porgy and Bess, de Gershwin (Theatro Municipal de São Paulo). 

Na categoria Música Orquestral, venceram as apresentações da pianista Yuja Wang com a Mahler Chamber Orchestra, no Teatro Cultura Artística. Elas concorreram com dois programas apresentados pela Osesp: um deles com o maestro Vasily Petrenko e obras de Felipe Lara e Shostakovich e o outro com Pierre Bleuse regendo sinfonias de Scriábin.

O vencedor da categoria Música de Câmara / Recital / Coral foi The Fairy Queen, com o grupo Les Arts Florissants, no Teatro Cultura Artística. Ele concorria com o recital do violinista Maxim Vengerov (Teatro Cultura Artística) e com o espetáculo Freedom Unbound com Thomas Hampson (Tucca).

O pianista Estefan Iatcekiw venceu na categoria Jovem Talento, na qual concorreu com a soprano Lorena Pires Adão e o compositor Piero Schlochauer. 

O prêmio de Inovação, pela escolha do júri, ficou a programação da Estação Motiva Cultural. Concorreram na categoria ainda a Cors – Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e a série Música Inaudita.

Por fim, a categoria CD / DVD / Livro premiou a gravação dos Ponteios, de Camargo Guarnieri, por Karin Fernandes, lançado pelo Selo Sesc. Os outros dois indicados foram Santoro: Sinfonias nºs 13 e 14, Concerto para viola, Concerto para orquestra de câmara, da Filarmônica de Goiás (Selo Naxos), e Os Guardiões da Magia, do violonista João Luiz (Selo Rocinante).

Leia mais sobre os vencedores na edição de janeiro/fevereiro da Revista CONCERTO (clique aqui).

Elisa Fukuda

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.