Na quinta-feira, 15, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebe o pianista Nikola Meeuwsen, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Sob a regência de José Soares, orquestra e solista tocam o Concerto para piano nº 2, Op. 16, de Prokofiev. Obras de Weber e Schumann completam o programa.
Nikola Meeuwsen é uma das revelações do cenário pianístico internacional. Em 2025, venceu o Concurso Rainha Isabel, em Bruxelas, tornando-se o primeiro holandês a conquistar o prêmio. O intérprete vem se apresentando em salas de concerto por todo o mundo, regido por maestros como Sir John Eliot Gardiner, Marc Albrecht, Hermus, Hickox e Peltokoski.
O Concerto para piano nº 2 faz parte da juventude do compositor russo. Prokofiev, então aos 22 anos, dedicou a obra ao falecido amigo Maximilian Schmidtho, trabalho que combina o drama e a melancolia no discurso ao virtuosismo no piano. A estreia, em 1913, contou com o próprio compositor ao piano, mas a intensidade da obra gerou reações mistas na plateia. Alguns anos depois, a composição original foi destruída em um incêndio, o que levou o compositor a reconstruir e revisar a peça em 1924.
Nikola Meeuwsen também fará outras apresentações no Brasil ao longo do mês. No dia 18, ele faz recital solo no Teatro Cultura Artística. No dia 22, toca com a Amazonas Filarmônica, em Manaus; e, no dia 26, apresenta-se em Curitiba, no Auditório Regina Casillo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Eiko Senda interpreta ‘Erwartung’, de Schoenberg, em Porto Alegre
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda de concertos e óperas
Notícias Performa Clavis realiza nona edição com palestras, debates, aulas e recitais
Notícias ECA Ópera Day propõe reflexão sobre o fazer operístico no Brasil
Notícias Violinista Marina Caputo é a primeira brasileira da Orquestra Tonkünstler, de Viena
Entrevista Jordan Alexander, vencedor do Prêmio Citi 2026: um piano em ascensão, por Luciana Medeiros
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.