O disco “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” é um dos indicados na categoria Melhor Álbum do Grammy Latino 2021.
A gravação foi realizada no ano passado pelo violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow. Ela traz sete peças, que percorrem diferentes momentos criativos do compositor – com destaque para a Sonata nº 4.
“Levantamos o repertório do zero. Foi uma imersão total, uma experiência memorável. Posso garantir que 95% dos cellistas não conhecem as peças extraordinárias de Santoro – da espetacular Sonata n° 4, por exemplo, recebemos o manuscrito, que tratamos de editorar. Como foi interessante ver aquele manuscrito, perceber a verdadeira tempestade cerebral que era o processo de criação”, contou Pilger à Revista CONCERTO na época do lançamento.
Escrevendo sobre o disco no Site CONCERTO, o crítico musical Irineu Franco Perpetuo referiu-se a Pilger como um “camaleão do violoncelo”. “Ele encarna com igual naturalidade as diversas facetas da personalidade musical proteica de Santoro, destrinchando com especial habilidade a escrita virtuosística da Sonata nº 4 – escrita para Aldo Parisot, que pediu ao compositor que a obra fosse especialmente difícil. Ele tem em Fialkow um parceiro de igual destreza técnica e comprometimento interpretativo, em um álbum vigoroso.”
O disco concorre ao lado de outros quatro álbuns: a gravação de Jordi Savall das primeiras cinco sinfonias de Beethoven; Latin America Classics, do pianista Kristhyan Benitez; Music from Cuba and Spain, do violonista Manuel Barrueco; e Tres historias concertantes, com o pianista Héctor Infanzón e o maestro Konstantin Dobroykov.
[O disco Claudio Santoro: obra completa para violoncelo e piano está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui.]
![Ney Fialkow e Hugo Pilger [Divulgação/Leo Aversa]](/sites/default/files/inline-images/00-HugoNey_LeoAversa037-%281%29.jpg) 
Leia também
Notícias Prepare-se: onze concertos e ópera para ver ao vivo ou na internet
Notícias José Soares vence 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio
Notícias Mesa reúne artistas para refletir sobre o dramaturgismo na ópera
Textos Um compositor extraordinário, por João Marcos Coelho
Textos ‘O turco na Itália’, de Rossini, foi maravilhoso, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
 
 
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.