João Carlos Assis Brasil morre em Niterói aos 76 anos

por Redação CONCERTO 06/09/2021

Pianista, que fez importante carreira na música erudita e na música popular, sofreu infarto

Morreu em Niterói nesta segunda-feira o pianista João Carlos Assis Brasil. Ele estava internado em decorrência de um infarto que havia sofrido na última sexta-feira, dia 2 de setembro.

João Carlos Assis Brasil nasceu em 1945, no Rio de Janeiro. Iniciou-se no piano ainda criança e cedo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Depois estudou com Jaques Kein. Em 1962 venceu o Concurso Nacional de Piano da Bahia. Mais tarde mudou-se para Paris para estudar com Pierre Sancan.

Em 1965, Assis Brasil venceu o 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena. Seguiu seus estudos na capital austríaca com Richard Hauser e Dieter Weber, tendo atuado como solista na Orquestra Filarmônica de Viena.

Paralelamente à carreira de instrumentista, o artista desenvolveu importante atividade docente, tendo sido professor do Conservatório Brasileiro de Música, da Escola de Música Villa-Lobos e do Conservatório de Niterói.

João Carlos Assis Brasil também teve destacada atuação na música popular brasileira, tendo trabalhado com artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Wagner Tiso, Alaíde Costa e Olívia Byington. Nos anos 1980 fez duo com a pianista Clara Sverner, que resultou no LP “Clara Sverner e João Carlos Assis Brasil: Satie-Joplin”.

João Carlos Assis Brasil era irmão gêmeo do saxofonista Vitor Assis Brasil, um dos grandes nomes da música instrumental brasileira, falecido precocemente em 1981.

Leia também
Notícias
Semana do Cravo reafirma a vitalidade do debate sobre o instrumento
Notícias Com festival, Guarulhos busca se afirmar como polo de produção de óperas
Entrevista Alessandra Costa, diretora-executiva da OS Sustenidos
Cursos CLÁSSICOS Confira a programação da semana
 

Pianista João Carlos Assis Brasil (reprodução YouTube)
Pianista João Carlos Assis Brasil em programa da TV Brasil (reprodução YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.