Morre, aos 89 anos, o maestro Tullio Colacioppo

por Redação CONCERTO 12/02/2024

Morreu no domingo em sua casa, aos 89 anos, o maestro Tullio Colacioppo. Especializado no repertório operístico, ele foi regente titular concursado do Theatro Municipal de São Paulo, além de ter fundado a Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Colacioppo começou na música aos 6 anos, estudando piano. Em um depoimento à Faculdade Mozarteum, ele contou a respeito dos primeiros anos de sua carreira e seu encontro com a ópera.

“Éramos vizinhos do maestro Sisto Mechetti, que era o maestro do coro do Municipal. Comecei a estudar piano com ele aos 6 anos e fui seu aluno até completar 25 anos. Isso quer dizer que ele foi meu grande mestre, meu modelo e me introduziu no Municipal. Quando fiz 8 anos, ele me levou para cantar no coro infantil em uma montagem de La Bohème”, recordou. 

Aos 12 anos, Colacioppo interessou-se pelo violoncelo, que estudou durante três anos. Mas foi obrigado a abandonar o instrumento após sofrer um acidente e perder a ponta de um dos dedos. Foi então que a regência se colocou como uma opção concreta.

Entre 1961 e 2004, Colacioppo foi regente titular concursado do Theatro Municipal de São Paulo, até se aposentar, aos 70 anos de idade. “Eu trabalhava lá, mas saía muito para reger fora do Brasil, em vários países, e deixava o Luiz Malheiro, que foi meu assistente, trabalhando com a orquestra.”

Ao longo desse período de mais de quarenta anos, nem sempre Colacioppo esteve à frente da orquestra, atuando no posto de titular. A última vez foi em 2000, quando o maestro Julio Medaglia deixou a direção artística da casa e a diretora executiva Lucia Camargo convocou Colacioppo para a função. Na ocasião, regeu títulos como A força do destino, de Verdi. 

No depoimento à Faculdade Mozarteum, Colacioppo contou o que o levou a pensar na criação da instituição. “O objetivo sempre foi abrir espaço e possibilidade para que os músicos brasileiros pudessem se aperfeiçoar, pois o talento existe”, explicou. 

Leia também
Notícias 
Em manutenção, Sala Cecília Meireles retorna com programação apenas em abril
Notícias Morre, aos 88 anos, o maestro japonês Seiji Ozawa
Notícias Jessie Montgomery, Gustavo Dudamel e Yuja Wang vencem categorias clássicas do Grammy 2024
Notícias Os aniversários do mundo musical em 2024 – e como as orquestras e teatros vão celebrá-los
Notícias Digital Concert Hall celebra 15 anos com playlist e documentário gratuitos

O maestro Tullio Colacioppo [Reprodução/YouTube]
O maestro Tullio Colacioppo [Reprodução/YouTube]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.