Mudança na proteção do pau-brasil é destaque da edição de setembro da CONCERTO

por Redação CONCERTO 28/08/2025

Edição em breve estará na casa dos assinantes; edição digital já está disponível

A proposta de mudança na proteção internacional do pau-brasil, que tem gerado preocupação na classe artística quanto ao futuro dos arcos feitos com a madeira, é o destaque da edição de setembro da Revista CONCERTO. Na Reportagem de Capa, a jornalista Amanda Queirós conversou com especialistas e explica o que está em jogo.

A edição de setembro marca os 30 anos de publicação ininterrupta da Revista CONCERTO, um marco no jornalismo cultural brasileiro. Para marcar a data, publicamos um material especial de 16 páginas ao longo das quais relembramos, ano a ano, os principais acontecimentos do meio musical e como eles foram noticiados pela revista.

Na seção Em Conversa, o maestro Tobias Volkmann fala sobre a Semana Camargo Guarnieri, que a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, da qual é regente, realiza ao longo do mês.

Em Repertório, Irineu Franco Perpetuo escreve sobre o Réquiem de Fauré.  De forte caráter humanista, a peça será apresentada neste mês pela Orquestra do Theatro São Pedro de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Também em setembro, o Theatro Municipal de São Paulo estreia uma nova produção da ópera Porgy and Bess, de Gershwin. Luciana Medeiros conversou com a diretora Grace Passô, que assina a concepção do espetáculo. O teatro, por sinal, já anunciou sua temporada 2026, detalhada nesta edição.

A programação de óperas do mês tem também como destaque a estreia mundial de Édipo rei, do maestro e compositor Luciano Camargo, que falou sobre o processo de criação da obra e como ela se relaciona com o texto de Sófocles.

Na seção Fermata, a pianista Ingrid Uemura, destaque da programação do Festival Chopin, falou a Ana Cursino Guariglia sobre sua trajetória até aqui – e seus planos para o futuro.

A Revista CONCERTO de setembro traz também as principais notícias do mundo musical e os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre o Musicarium Joinville), Camila Fresca (sobre o Festival Artes Vertentes), João Marcos Coelho (sobre maneiras de revisitar grandes compositores) e Jorge Coli (sobre como a história da música organizou suas classificações com um desenrolar distinto das outras artes ). 

Na nova edição, você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país. Não perca, ainda, a seleção dos principais lançamentos de CDs do mês.

A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO de setembro de 2025

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.