Música de câmara abre Semana Camargo Guarnieri da USP

por Redação CONCERTO 18/09/2025

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo realiza em setembro a Semana Camargo Guarnieri, que relembra a obra do compositor com uma série de apresentações dedicadas à sua música e a de outros autores com quem ele dialogou.

No dia 19, a violinista Tânia Camargo Guarnieri e o pianista Max Barros, dois especialistas na obra do compositor, tocam Duas peças, de Lili Boulanger; Sonata nº 5 e Sonatina, de Guarnieri; e a Sonata nº 2, de Ravel. 

A Osusp é a atração do dia 20, em apresentação na Sala São Paulo que celebra os 50 anos do grupo e os 30 anos da Revista CONCERTO [leia mais aqui]. Tobias Volkmann, regente titular da orquestra, comanda o programa, todo com obras de Guarnieri: Encantamento; Choro para flauta e orquestra (com solos de Cássia Carrascoza Bomfim); Choro para piano e orquestra (solos de Luciana Sayure); e a Suíte IV Centenário.

O grupo toca também no dia 27, com regência de Gil Jardim. O repertório tem Brasiliana e Concerto para violino nº 1, de Guarnieri (com solos de Eliane Tokeshi); as Danças de Galanta, de Kodály; e Danças romenas, de Bartók. 

A programação tem ainda um outro programa de câmara, no dia 26, com a soprano Flavia Albano de Lima, a violinista Eliane Tokeshi, a flautista Cássia Carrascoza Bomfim, o oboísta Alexandre Ficarelli, o clarinetista Bruno Ghirardi, a fagotista Catherine Carignan e o pianista Horácio Gouveia.

O repertório inclui obras de Guarnieri, Aylton Escobar, Mario Ficarelli, Silvio Ferraz (a estreia de Adágio para violino), Marisa Rezende, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes, Valéria Bonafé, Ronaldo Miranda e Luciano Gallet.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O pianista Max Barros [Divulgação]
O pianista Max Barros [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.