Será lançado nesta segunda-feira, dia 4, na Livraria da Travessa Ipanema, no Rio de Janeiro, o livro Música no Museu: 25 anos, uma vida, que narra a história de uma das mais longevas e bem-sucedidas séries de concerto do país.
O Música no Museu nasceu da iniciativa de Sérgio da Costa e Silva, que em 1997, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, lançou a série que tinha como objetivo levar concertos de música clássica a locais como igrejas, bibliotecas e, claro, museus.
Ao todo, o projeto atingiu um público de mais de um milhão de pessoas ao longo de sua história, criando séries especificadas dedicadas à harpa e chegando a diferentes cidades: além de programações em outras capitais brasileiras, a série foi levada à América Latina, à Europa e aos Estados Unidos, sempre com músicos importantes, como o pianista Nelson Freire.
O livro é assinado por Costa e Silva, com prefácio de Joaquim Falcão e capa assinada por Miguel Paiva.
É dividido em 14 capítulos e dois apêndices e vai além dos episódios e curiosidades relacionados ao projeto. O autor abre espaço para lembrar todos os instrumentistas que passaram pelo projeto e agradecer aos espaços culturais que abrigaram a iniciativa assim como render homenagens as instituições que apoiaram o projeto.
A edição é ilustrada pelos cartazes e programas dos concertos – assinados por grandes nomes como Carlos Bracher, Oscar Araripe e Ziraldo, entre muitos outros –, fotografias e reproduções dos registros publicados pela grande imprensa, tanto do Brasil quanto do exterior.
Veja mais detalhes sobre o lançamento no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Prêmio CONCERTO Participe da votação do público!
Crítica Osesp oferece leitura entusiasmante da ‘Turangalîla’ de Messiaen. Mozart teria gostado, por João Marcos Coelho
Especial Callas, 100: cantores, maestros, diretores e instrumentistas escolhem suas gravações preferidas, por Luciana Medeiros
Opinião Maria Callas e o museu do imaginário da humanidade, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião Callas, Gobbi e um ‘Rigoletto’ aterrorizante, por João Luiz Sampaio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.