Orquestra de Câmara da USP toca obras de Olivier Toni, Tan Dun e Eduardo Seincman

por Redação CONCERTO 28/05/2026

No domingo, 31, a Orquestra de Câmara da USP e o Coro Acadêmico da Osesp realizam um concerto matinal gratuito na Sala São Paulo. Os regentes da orquestra são Lilian Baim e Ricardo Bologna, e o regente do coro é Marcos Thadeu. O programa reúne obras de Olivier Toni e Tan Dun, além de contar com a estreia mundial de O tombo de Colombo: uma saga terraplanista, de Eduardo Seincman.

A Ocam homenageia o centenário Toni com Elegia para a USP. O músico fundou a Orquestra de Câmara da USP em 1995 e contribuiu para a criação de importantes centros de formação musical em São Paulo, com destaque para a Escola Municipal de Música de São Paulo e o Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

As experimentações de Tan Dun ganham destaque com o Concerto para aquapercussão e orquestra. A peça de três movimentos transforma a água em um instrumento musical de percussão e une os sons da natureza aos instrumentos tradicionais da música de concerto. Conhecido por reunir referências orientais e ocidentais, o compositor chinês é uma figura proeminente da música contemporânea. Para o Concerto para aquapercussão e orquestra, o compositor se inspirou no festival da água realizado na província chinesa de Yunnan e em suas memórias da infância próxima ao rio.

“Para mim, começa com uma busca dos sons mais puros da Natureza, e então entra em diálogo com estes sons; ensaiando-os até ganharem vida. Na performance, evoco o espírito da Natureza e me comunico com ele. Espero que isso possa ser um despertar das mentes humanas diante da corrupção social e do meio ambiente poluído”, diz Tan Dun em entrevista à Revista CONCERTO [clique aqui; acesso exclusivo para assinantes].

O programa finaliza com O tombo de Colombo: uma saga terraplanista, de Eduardo Seincman. A obra ressignifica a narrativa histórica e representa de forma crítica a chegada dos portugueses à América

Veja mais detalhes no roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias 
Compositor Tan Dun é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Notícias ‘Intolleranza 1960’, de Luigi Nono, estreia no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Resultado de edital é homologado e Instituto Baccarelli é o novo gestor do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Orquestra Sinfônica Brasileira recebe Gabriella Pace para concerto dedicado a compositores espanhóis
Opinião Um raro convite à escuta ativa, por João Marco Coelho


Orquestra de Câmara da USP  [Divulgação/ Marcelo Macaue]
Orquestra de Câmara da USP  [Divulgação/ Marcelo Macaue] 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.