Orquestra Ouro Preto faz concerto ao vivo para celebrar 20 anos

por Redação CONCERTO 21/08/2020

A Orquestra Ouro Preto celebra nesta sexta-feira, com uma live direto do palco do Grande Teatro do Sesc Palladium de Belo Horizonte, seus 20 anos de atividade.

O grupo vai apresentar diferentes momentos de seu repertório, como o rock orquestrado dos Beatles, canções de Fernando Brant e Milton Nascimento, Valencianas e clássicos do cinema.

A Orquestra Ouro Preto foi criada em 2000 pelo maestro Rodrigo Toffolo, seu pai e irmãos, instrumentistas mineiros e o bandoneonista Rufo Herrera. Sua gênese remonta ao cenário universitário de Ouro Preto e à diversidade artística da cidade, em um diálogo vivo com a cidade e sua população. E, com o tempo, ocupou espaço próprio na cena musical brasileira, abraçando tanto a música clássica como a música popular.

“Tudo no mundo se modernizou. Os museus se modernizaram, se relacionando de forma mais interativa com seu público. É isso que falta às orquestras. Precisamos ouvir mais o nosso público, conversar com ele, formar pessoas que serão o sentido da continuidade do nosso trabalho, ou seja, é para eles que vamos tocar. Uma orquestra não pode realizar monólogos, ela tem que buscar formas de diálogo. Não quero dizer com isso que o nosso é o único caminho correto, de forma alguma. Estamos experimentando, porque acreditamos que sem essa experimentação não há futuro possível para o que nós fazemos”, explicou Toffolo em entrevista há dois anos à Revista CONCERTO.

Hoje, o projeto engloba também uma academia de músicos que desenvolve importante trabalho de formação artística em Minas Gerais. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Músicos e bailarinos celebram em projeto inédito herança cultural brasileira
Notícias Artistas brasileiros lançam ópera gravada em casa
Notícias Projeto Orquestra nas Escolas recria obra de Tom Jobim
Colunistas O “novo normal” e a internet, por João Luiz Sampaio

Orquestra Ouro Preto [Divulgação]
Orquestra Ouro Preto [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.