Orquestras oferecem transmissões especiais durante a Páscoa

por Redação CONCERTO 08/04/2020

Essa será, com certeza, uma Páscoa diferente, com isolamento social provavelmente mantendo afastadas algumas famílias. Mas a música pode ser um elemento de união nesse momento, com orquestras colocando na internet, de maneira gratuita, concertos e repertórios feitos sob medida para marcar a data.

A Filarmônica de Berlim criou um Festival de Páscoa dentro do Digital Concert Hall, serviço de streaming que tem disponibilizado seu conteúdo de forma gratuita desde o início da quarentena motivada pela pandemia do coronavírus Covid-19.

A programação, no entanto, é surpresa. Hoje, dia 8, e amanhã, dia 9, em apresentações a partir das 8 horas da manhã no horário de Brasília, a orquestra oferece obras que só serão conhecidas na hora. Há apenas uma dica: Mahler será personagem importante.

Para o amante da música, a dica é mais do que suficiente. Se na tradição católica, a Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo, não é difícil imaginar que a Sinfonia nº 2 – Ressurreição deve estar no cardápio da Filarmônica de Berlim.

De qualquer forma, estará na programação especial montada pela Orquestra da Gewandhaus de Leipzig para os próximos dias, sempre às 7 horas da manhã no horário de Brasília (os concertos ficam disponíveis por 24 horas).

Amanhã, dia 9, será apresentado concerto em que o grupo apresenta o Concerto para violino nº 1 de Shostakovich ao lado da Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky. A regência é do maestro Andris Nelsons e os solos, da violinista Baiba Skride.

Na sexta-feira, dia 10, Georg-Christoph Biller rege A paixão segundo São Mateus, de Bach, com um elenco formado por Christina Landshamer, Stefan Kahle, Wolfram Lattke, Martin Lattke, Klaus Mertens e Gotthold Schwarz. 

No domingo de Páscoa, dia 12, mais Bach: o veterano Herbert Blomstedt comanda a orquestra e o Dresdner Kammerchor na Missa em si menor, com Christina Landshamer, Elisabeth Kulman, Wolfram Lattke e Luca Pisaroni. 

O ciclo se encerra na segunda-feira, dia 13, com Riccardo Chailly e as solistas Christiane Oelze e Sarah Connely interpretando a Sinfonia nº 2 de Mahler.

Ópera

A sexta-feira tem também a transmissão da ópera Parsifal, de Wagner, em produção da Staatsoper de Berlim dirigida por Dmitri Tcherniakov e Daniel Barenboim, com Andreas Schager, Anja Kampe e René Pape encabeçando o elenco. E uma versão da Paixão segundo São João, de Bach, pela Saint Paul Chamber Orchestra.

No domingo, mais duas atrações. A Academy of Ancient Music, um dos principais grupos europeus dedicados à música antiga, apresenta sua versão para O messias, de Händel. E o tenor Andrea Bocelli canta ao vivo da Catedral de Milão, em concerto solo que será transmitido para o mundo todo pelo YouTube.

Veja mais informações sobre os concertos e sobre o acesso às transmissões no Roteiro do Site CONCERTO (basta selecionar o dia do concerto)

Leia mais
Colunistas
18 vezes Aida, por João Luiz Sampaio
Notícias Valentina Peleggi é nova diretora da Sinfônica de Richmond
Notícias Músicos do Theatro Municipal de São Paulo gravam Beethoven de suas casas

Orquestra do Gewandhaus de Leipzig regida pelo maestro Andris Nelsons [Divulgação / Dynamic]
Orquestra do Gewandhaus de Leipzig regida pelo maestro Andris Nelsons [Divulgação / Dynamic]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.