Pianista Bruno de Lorenzo, de 24 anos, vence o 20º Prelúdio

por Redação CONCERTO 22/12/2025

O pianista maranhense Bruno de Lorenzo, de 24 anos, venceu no domingo, 21, a vigésima edição do Prelúdio, concurso de música clássica da TV Cultura. Além do troféu, ele leva para casa uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria.

Com apresentação do maestro Júlio Medaglia e Roberta Martinelli, a disputa aconteceu ao vivo, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. Bruno concorreu ao prêmio junto com o tubista Jessé Raimundo, o clarinetista Roberto Júnior e o pianista Yuri Bello.

Bruno interpretou na final o Concerto nº 2 de Dmitri Shostakovich. Os músicos foram avaliados pelo júri composto pelo pianista Antonio Vaz Lemes, a maestra Érica Hindrikson, o maestro João Rocha e a pianista Karin Fernandes.

Em 2020, Bruno conquistou o terceiro lugar no Concurso Internacional de Piano King’s Peak. Atualmente, cursa bacharelado em Piano no Instituto Villa-Lobos da Unirio, sob a tutoria de Marina Spoladore. Entre 2024 e 2025, aprimorou-se em Paris com Claudine Thioux, aluna do pedagogo francês Raymond Thiberge.

Desde sua criação, em 2005, o Prelúdio se consolidou como uma das principais vitrines para jovens músicos no Brasil, funcionando como porta de entrada para o mercado profissional e para instituições de ensino no exterior. Ao longo de suas duas décadas, o programa revelou nomes que hoje ocupam posição de destaque no cenário internacional, como o pianista Cristian Budu, vencedor em 2007; o clarinetista Tiago Nagel, campeão da primeira edição; o violinista Guido Sant’Anna; o pianista Estefan Iatcekiw; e o cantor Bruno de Sá.

O pianista Bruno de Lorenzo [Reprodução]
O pianista Bruno de Lorenzo [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.