Prepare-se: principais atrações musicais da semana

por Redação CONCERTO 07/07/2025

Agenda tem a presença do maestro Vassily Petrenko à frente da Osesp, apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Quarteto Kronos e concertos em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Aracaju.

Terça-feira, dia 8

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência de Ligia Amadio, recebe o pianista Jean-Louis Steuerman para concertos, nos dias 8 e 9, com obras de Clara Schumann, Robert Schumann e Brahms. Também participa o violinista Alexandre Kanji.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à Sala São Paulo na terça, com o primeiro dos recitais que vão unir alunos bolsistas e professores. Serão, ao longo do mês, diversas datas dedicadas à música de câmara (clique aqui para ver a programação).

Em Porto Alegre, o Ensemble Bach Brasil faz concerto com obras de Bach e Händel, com Fernando Cordella na direção e no cravo e a participação de cantores como a soprano Marília Vargas e a mezzo soprano Diana Danieli.

Quinta-feira, dia 10

A Osesp faz nesta semana o primeiro dos dois programas dedicados a Shostakovich, com o maestro Vassily Petrenko. A atração, na quinta, na sexta e no sábado, é a Sinfonia nº 4, além da estreia mundial de Breathing blocks, de Felipe Lara.


Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO


O maestro russo Vassily Petrenko [Divulgação]
O maestro russo Vassily Petrenko [Divulgação]

 

Pelo Festival de Campos do Jordão, o Quarteto Camargo Guarnieri, liderado por Elisa Fukuda, se junta ao violonista Fabio Zanon para interpretar o Quinteto A retirada de Madri, de Boccherini. O programa tem ainda o Quarteto nº 3 de Beethoven.

No Rio, tem início a série de concertos Brasiliana, que comemora os 80 anos da Academia Brasileira de Música. A Orquestra de Sopros da UFRJ, com Marcelo Jardim como regente, toca obras de autores como Kilza Setti, Ronaldo Miranda e Edmundo Villani-Côrtes.

Em Aracaju, a Sinfônica de Sergipe se apresenta com obras de Francisco Avelino (União dos despachantes), Mendelssohn (Concerto para violino, com Gabriel Almeida) e Beethoven (Sinfonia nº 5). A regência é de Helder Trefzger.

A pianista Ingrid Uemura é a solista do concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Ela vai tocar o Concerto nº 2 de Chopin, sob regência de Claudo Cohen. O programa tem ainda obras de Wagner e Borodin.

Em Londrina, na quinta e na sexta, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina toca o Concerto para violino de Tchaikovsky, com solos de Rodrigo de Oliveira e regência de Rossini Parucci.

Sexta-feira, dia 11

A Orquestra Sinfônica Heliópolis dá continuidade à sua temporada com apresentação no Sesc Pinheiros. Isaac Karabtchevsky rege o grupo em obras de Beethoven (Abertura A consagração da casa) e Tchaikovsky (Sinfonia nº 5).

Sábado, dia 12

Pelo Festival de Campos do Jordão, a Orquestra Bach do Festival se apresenta com o maestro e violinista Luis Otavio Santos. O programa, com coro regido por Marcos Thadeu, tem obras de Vivaldi, Leclair e Bach, 

No Theatro São Pedro, em São Paulo, a mezzo soprano Juliana Taino faz recital ao lado do pianista Ogair Junior. No programa, estão canções cantadas por Ella Fitzgerald, Sara Vaughan, Nina Simone, Etta James e Whitney Houston.

No sábado, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, e no domingo, no Instituto Tomie Ohtake, a Orquestra de Câmara da ECA/Usp e a Filarmônica de Pasárgada fazem apresentação em homenagem a Tom Zé.

Na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, a Orquestra Ouro Preto e o DJ Kvsh fazem apresentação especial para celebrar os 60 anos da Obra Pavoniana, iniciativa social que oferece diversos programas que englobam educação, ajuda social, atividades culturais e de saúde.

O Quarteto Kronos, referência na interpretação da música contemporânea, faz dois recitais em São Paulo, no Cultura Artística, pela temporada da Tucca. No sábado e no domingo, o repertório faz um panorama da diversidade da criação musical atual.

Domingo, dia 13

O maestro Carlos Alberto Vieu rege a Orquestra Sinfônica do Paraná no domingo, no Teatro Guaíra, em um programa que tem como destaque as Quatro últimas canções de Strauss, com a soprano Camila Provenzale como solista, e, do mesmo compositor, a Suíte Cavaleiro da rosa.

Em São Paulo, o pianista Cristian Budu faz recital de música brasileira na série de concertos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Entre os autores, estão Nina Velloso Guerra, Brasílio Itiberê, Clarisse Leite, Tia Amélia, Radamés Gnattali e Villa-Lobos. 

A Camerata do Festival de Campos do Jordão apresenta seu primeiro programa desta edição na Sala São Paulo, com a maestra Claudia Feres. O pianista Gabriele Strata será o solista no Concerto para piano nº 2 de Chopin. O repertório tem ainda obras de Mozart.

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.