Prepare-se: os destaques da agenda musical da semana

por Redação CONCERTO 13/10/2025

A programação tem os irmãos Sheku e Isata Kanneh-Mason, no Rio de Janeiro, ópera em Porto Alegre e em São Paulo, estreias de obras de Alexandre Guerra, Ophélie Gaillard com o Neojiba e início da turnê do violinista Dmytro Udovychenko.

Segunda-feira, dia 13

A mezzo soprano Elina Garanca faz dois recitais no Teatro Cultura Artística, na segunda e na quarta, acompanhada do pianista Malcolm Martineau. No repertório, canções de Brahms, Duparc, Rachmaninov e árias de óperas do período verista.

Terça-feira, dia 14

O violonista Mateusz Kowalski se apresenta na Série de Violão do Cultura Artística. O programa tem obras de Bobrowicz, Horecki, Bartók, Pasieczny, Piazzolla e Sergio Assad.

Na Estação Motiva Cultural, o Percorso Ensemble e a soprano Laiana de Oliveira abrem a série Refazendo o disco. Na apresentação, eles vão recuperar o repertório da gravação Berio+, feita em 2007, com obras do compositor italiano.

Quinta-feira, dia 16

A Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro recebe o maestro Claudio Cruz para concerto na Sala Cecilia Meireles. Eles vão apresentar peças de Rossini, Reinecke (o Concerto para flauta e orquestra, com solos de Alexis Ângelo) e Tchaikovsky.

Na Praça das Artes, o Coral Paulistano se apresenta sob regência de Maíra Ferreira e Isabela Siscari, com o programa Novas sonoridades. O repertório tem obras de Dobrinka Tabakova, Eric Whitacre, Francisco Coll, Ola Gjeilo, Ligeti, Rautavaara e Tiago Gati.

O Theatro São  Pedro de São Paulo estreia uma nova produção da ópera Candinho, de João Guilherme Ripper, com direção musical de Priscila Bomfim e direção cênica de Ana Vanessa. Com a Orquestra Jovem do teatro e os cantores da Academia de Ópera.

Na Sala São Paulo, a Osesp e o Coro Infantil da Osesp interpretam a Suíte Harry Potter, com trechos da trilha dos filmes baseados no personagem, assinada por John Williams. O programa tem ainda O aprendiz de feiticeiro, de Paul Dukas, e a regência é de Wagner Polistchuck.

Na quinta e na sexta, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina toca obras de Johann Strauss II (Vozes da primavera), Nepomuceno (Sinfonia SQ 01) e Brahms (Sinfonia nº 4). Regência do maestro Rossini Parucci.

Sexta-feira, dia 17

A Sinfônica do Espírito Santo vai ao Rio para se apresentar no Museu do Amanhã, sob regência do diretor artístico Helder Trefzger. O programa tem a Homenagem a Camargo Guarnieri, de Lina Pires de Campos, Das Plêiades, de Cibelle Donza, e a Sinfonia de câmara de Shostakovich.

Na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica da UFRJ faz a estreia de Acalanto & Alvorada, de Alexandre Guerra, além de tocar o Concerto para piano nº 2, de Chopin, e a Sinfonia nº 3, de Carl Nielsen. Regência de Thiago Santos e solos do pianista Yuri Bello.

Em Piracicaba, na sexta e no sábado, outra estreia de Alexandre Guerra: o Concerto para piano e orquestra, com solos de Fabio Martino, a quem a obra é dedicada. Com a Sinfônica de Piracicaba sob regência do maestro Knut Andreas.

A Sinfônica de Porto Alegre será regida pela maestra Rebecca Burkhardt, com solos do contrabaixista João Schimitz no Concerto de Koussevitzky. A apresentação tem ainda Os pássaros, de Respighi, e a Abertura Brasil 2018, de Dimitri Cervo.

Em Salvador, a Orquestra Neojiba recebe a violoncelista Ophélie Gaillard, na sexta e no sábado, no Parque do Queimado. Ela vai tocar o Concerto nº 1 de Saint-Saëns. La mer, de Ravel, e a abertura de Don Giovanni completam o repertório. Regência de Ricardo Castro.

Sábado, dia 18

A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul  e a Bach Society do Brasil se unem para apresentar a ópera Il trionfo del tempo e del disinganno, de Händel, com direção musical de Fernando Cordella e direção cênica de William Pereira.

Os irmãos Sheku e Isata Kanneh-Mason fazem recital no Theatro Municipal do Rio de Janeiro pela Dellarte, com obras de Mendelssohn, Nadia Boulanger, Schumann e Poulenc. No domingo, eles tocam em São Paulo, pela série da Cultura Artística.

Os irmãos Sheku e Isata Kanneh-Mason [Divulgação]
Os irmãos Sheku e Isata Kanneh-Mason [Divulgação]

 

Domingo, dia 19

O violinista ucraniano Dmytro Udovychenko, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, inicia turnê no Brasil com recital em Curitiba, ao lado da pianista Araceli Chacon. No Auditório Regina Casillo.

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.