Sem público, Filarmônica de Minas Gerais abre série sobre orquestras

por Redação CONCERTO 10/03/2021

A Filarmônica de Minas Gerais abre no sábado, dia 13, a série Fora de Série, que este ano vai se dedicar a recuperar a história da orquestra sinfônica.

Ao contrário do que aconteceu na abertura da temporada do grupo, na semana passada, o concerto será realizado sem a participação do público, devido à pandemia do coronavírus. 

“Nossa expectativa sempre foi de retomar as atividades presencialmente, ainda que com ocupação reduzida da Sala Minas Gerais. Lamentavelmente, o recrudescimento da pandemia nos obriga a restringir as apresentações ao formato digital, garantindo a segurança de todos”, afirmou Diomar Silveira, diretor presidente do Instituto Cultural Filarmônica, em carta ao público da orquestra.

A apresentação será transmitida ao vivo pela internet.

O concerto será regido pelo diretor artístico e maestro titular Fabio Mechetti e terá solos do oboísta Alexandre Barros.

No programa, a Sinfonia nº 3 RV 149 de Vivaldi; a Música aquática: Suíte nº 1, de Händel, o Concerto para oboé em ré menor, de Marcello; a Suíte nº 3 BWV 1068, de Bach.

Leia abaixo o comunicado enviado pela filarmônica a seus assinantes:

“Com alegria, iniciamos, na quinta-feira passada, 04/03, a nossa Temporada 2021. No último sábado, 06/03, entretanto, houve uma nova determinação das autoridades municipais que impossibilita a realização dos concertos com presença de público.

Nossa expectativa sempre foi de retomar as atividades presencialmente, ainda que com ocupação reduzida da Sala Minas Gerais. Lamentavelmente, o recrudescimento da pandemia nos obriga a restringir as apresentações ao formato digital, garantindo a segurança de todos. Assim, no próximo sábado, dia 13 de março, às 18 horas, vamos transmitir, diretamente da Sala Minas Gerais, o primeiro concerto da série Fora da Série, que, neste ano, se dedica a contar a história da orquestra. Tendo como tema A orquestra barroca, o concerto terá em seu repertório obras de Vivaldi, Haendel, A. Marcello e Bach.

Reiteramos nossos sinceros agradecimentos por sua confiança e apoio ao trabalho da Filarmônica e também por sua compreensão sobre os limites que temos, neste momento, para realizar as nossas apresentações. Esperamos que a música lhe faça boa companhia, em sua casa, nestes tempos tão desafiadores em que estamos vivendo. Confira a seguir as novidades que preparamos para você.”

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
Simpósio Mulheres Regentes lança manifesto contra preconceito no meio musical
Notícias Vinte e uma compositoras, da Idade Média aos nossos dias
Notícias Óperas para ver em casa

Fabio Mechetti rege a Filarmônica de Minas Gerais [Divulgação]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.