A São Paulo Chamber Soloists recebe neste sábado, dia 26, no Teatro Cultura Artística, o pianista Sergio Tiempo para um programa dedicado à música argentina, em que serão apresentadas duas estreias mundiais de obras do compositor Esteban Benzecry: a abertura Wiphala Colors e Constelaciones del tiempo, concerto para piano e cordas.
“Trata-se de meu Concerto nº 2 para piano e cordas e está estruturado em três movimentos: I – Pléyades; II – Nebulosa; e III – Chakana, que significa constelação Cruzeiro do Sul, segundo a cosmovisão andina. O título não só alude ao tempo sideral, como joga com o sobrenome do pianista a que foi dedicado”, explicou Benzecry em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de abril da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
“O primeiro movimento, Plêiades, é feito de agrupamentos de estrelas, é como uma viagem interestelar com um vertiginoso desfile de sóis, planetas, cometas e meteoritos, com o piano solista como condutor. O segundo movimento, Nebulosa, é uma nuvem gigante de pó e gás. Gira ao redor de uma nota que, como um buraco negro ou um sol de enormes dimensões, atrai a todos os elementos estelares. O terceiro movimento, Chakana, joga com a dimensão temporal do título, levando temas e ritmos telúricos, compartilhando sua realidade temporal com a atemporalidade estelar. Refletindo o Cruzeiro do Sul, que só pode ser vista no hemisfério Sul, jogo com os ritmos de malambo e chacarera típicos da Argentina. Como os títulos indicam, ambos os concertos estão relacionados pela observação e por diferentes interpretações do cosmos. As constelações fazem parte desses universos infinitos.”
No domingo, dia 27, apresenta-se outro pianista no Cultura Artística, o chinês James (Zijian) Wei, vencedor do Concurso Internacional de Piano de Cleveland em 2024. Ele vai tocar obras de Bach, Rzewski, Barber e Franz Liszt.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
![O compositor argentino Esteban Benzecry [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-benzecry.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.