Violoncelista gaúcha é eleita conselheira da Associação de Instrumentistas de Música de Câmara nos EUA

por Redação CONCERTO 02/06/2021

A violoncelista gaúcha Marjana Rutkowsky é a primeira brasileira eleita para o Conselho Diretor da ACMP, Associated Chamber Music Players, de Nova York, nos Estados Unidos, entidade sem fins lucrativos cuja missão é fomentar a música de câmara em todo o mundo.

“Meu trabalho junto à entidade tem sido o de conscientizar sobre o impacto social e educacional que ACMP pode ter aqui e na América do Sul”, conta Marjana. “O esforço está sendo bem-sucedido. Ao longo dos anos uma nova dinâmica se criou, regulamentos foram alterados, o que permitiu a inclusão do Brasil para recebimento de apoios financeiros e outros benefícios.” Em novembro de 2020, o Brasil conseguiu um primeiro patrocínio para a realização de um festival on-line em meio aos desafios da pandemia, reunindo alunos de várias idades e níveis de aprendizado. 

Desde que iniciou as suas atividades, há 70 anos, a ACMP promove o encontro de instrumentistas para a prática de música de câmara. A associação conta com mais de 2.500 membros de todas as partes do mundo. Nos anos 1990 foi criada a Fundação ACMP, que já investiu mais de US$ 4 milhões em bolsas e patrocínios para o apoio de programas voltados para a prática musical amadora, para educação musical de câmara e para o suporte de jovens instrumentistas. 

O site da organização oferece um mecanismo de busca para a escolha de repertórios e parceiros musicais de acordo com a localidade. Além disso, a associação mantém quatro programas de apoio: Community Music Grants (bolsas para a música comunitária), Chamber Music Workshop grants (bolsas para workshops de música de câmara), Home Coaching para membros e o Just Play micro-grants.

A nova conselheira Marjana Rutkovsky iniciou-se na música ainda adolescente, ingressando na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre aos 17 anos. Mais tarde aperfeiçoou-se em Yale, nos Estados Unidos, permanecendo naquele país por mais de 20 anos. Além do Brasil e Estados Unidos, a musicista já se apresentou em países da Europa, no Canadá e em Israel, e sempre manteve intensa atividade camerística.

Leia também
Especial Martha Argerich: oito vídeos para celebrar os 80 anos da pianista
Notícias Documentário sobre o Neojiba passa a integrar catálogo da Netflix
Notícias Ópera na pandemia é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Colunistas Caminho do sonho, por Jorge Coli
Colunistas Cantar brasileiro celebra 85 anos do Coral Paulistano, por Camila Fresca

Marjana Rutkowski (divulgação / Francisco Marshall)
Marjana Rutkowski (divulgação / Francisco Marshall)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.