Yo-Yo Ma toca as suítes de Bach em homenagem às vítimas do coronavírus

por Redação CONCERTO 24/05/2020

O violoncelista Yo-Yo Ma vai interpretar na tarde desse domingo, dia 24, a partir das 16 horas (horário de Brasília), as seis suítes para violoncelo de Bach. A apresentação será transmitida ao vivo pelo YouTube. É uma homenagem às vítimas do coronavírus Covid-19 e, segundo o artista, “à resiliência das nossas comunidades”.

Yo-Yo Ma é um dos principais nomes da música clássica mundial e nos últimos anos tem desenvolvido o Projeto Bach, para levar a integral das suítes do compositor a seis continentes, em 36 concertos.

Em cada país, o projeto não se limita ao recital e inclui atividades que, segundo o músico, ajudam a fazer a ponte entre a música e a sociedade. “A arte nos ajuda a entender o ambiente em que vivemos, uns aos outros, propondo diálogos entre formatos, como a música e a literatura, ou com a ciência e mesmo a gastronomia”, ele explica. Entre as atividades estão refeições comunitárias, aulas, encontros com o público, atividades em escolas, intervenções urbanas ou apresentações ao ar livre.

O projeto passaria pelo Brasil em maio, no Rio de Janeiro, em promoção da Dell’Arte, que remarcou a apresentação para o dia 2 de dezembro.

“O entendimento compartilhado que a cultura oferece nesse tempo de divisão pode nos unir com um só mundo, e nos guiar em decisões políticas e econômicas que beneficiem a nossa espécie. Somos seres culturais – vamos explorar como a cultura nos conecta e nos ajuda a moldar um futuro melhor”, diz a apresentação do projeto.

Acompanhe a transmissão das suítes para violoncelo aqui.

Leia mais
Notícias
Teatro Colón de Buenos Aires apresenta na internet montagem de Aida, de Verdi
Notícias Setor clássico cria Fórum Brasileiro de Ópera, Balé e Música de Concerto

Yo Yo-Ma (divulgação/Opus 3 Artists/Jason Bell)
Yo-Yo Ma (divulgação/Opus 3 Artists/Jason Bell)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.