Programação terá concertos, óperas comentadas, montagens originais e atividades formativas com artistas do Espírito Santo e convidados nacionais e internacionais
O Coletivo das Artes, núcleo capixaba de ópera brasileira, promove neste mês o I Festival de Ópera Capixaba (Foca 2025), no Cineteatro das Artes, Shopping da Terra, em Vila Velha. A programação reúne concertos, óperas comentadas, montagens originais e atividades formativas, com participação de artistas do Espírito Santo e convidados do Brasil e do exterior.
O primeiro evento é uma masterclass com a soprano Adriane Queiroz, integrante do elenco fixo da Staatsoper de Berlim. Voltado para jovens cantores capixabas, o curso aborda técnica vocal, interpretação e construção de personagem. O trabalho se encerra hoje com uma Gala Lírica (às 19h30), em que os participantes apresentarão árias e trechos de ópera.
O Foca segue nos dias 16 (19h) e 17 (11h) com a apresentação da ópera Serafim e o lugar onde não se morre, de Guilherme Bernstein, com direção cênica de Licio Bruno. Inspirada em uma fábula japonesa adaptada ao sertão nordestino, a obra é cantada em português, reúne elenco majoritariamente capixaba e trata de temas universais como amizade, perda e sentido da vida. O elenco contará com artistas como Samuel Barbosa (tenor), Adalgisa Rosa (mezzo-soprano), Luana Shaeffer (soprano), Arifer Gomes (tenor) e Max-Michel Alves (tenor).
O festival prossegue com óperas comentadas: O caixeiro da taverna de Guilherme Bernstein, com Licio Bruno (21/8, 18h), e Tosca de Puccini, com Marcos Menescal (27/8, 18h), explorando aspectos musicais, dramáticos e históricos das obras.
Em setembro, o Foca promove a encenação das montagens de O reino de duas cabeças e A galinha lírica, produções lúdicas voltadas a novos públicos.
O Foca 2025 reafirma o papel do Coletivo das Artes na valorização da ópera brasileira e cumpre importante papel de promoção e divulgação da música lírica.
Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.
 
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

 
     
![Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação] Thierry Fischer à frente da Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-osesp_fischer_0_0_0.jpg?itok=aRWj1FY4) 
![Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador] Cena da montagem de 'Macbeth' no Municipal [Divulgação/Rafael Salvador]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-142_Rafael%20Salvador_CR5_0110.jpg?itok=9nSQSOaC) 
![O maestro Ira Levin [Divulgação] O maestro Ira Levin [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-ira_levin_0.jpg?itok=oyMgQ4Fy) 
![O maestro Jac van Steen [Divulgação] O maestro Jac van Steen [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Directie-Master-Jac-van-Steen.jpg?itok=QfcfR9A5) 
![A compositora Michelle Agnes [Divulgação] A compositora Michelle Agnes [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-michelle_agnes_0.jpg?itok=M7cpuaC8) 
![Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto] Cena da produção da ópera 'Yerma', de Villa-Lobos, na Ópera de Tenerife [Auditorio de Tenerife/Miguel Barreto]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/yerma_Auditorio%20de%20Tenerife_Miguel%20Barreto.jpg?h=0003df9a&itok=kuN8DCx9) 
![O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com] O compositor Marcos Padilha [Divulgação/Carlos Bassan/marcopadilha.com]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-marco_padilha_carlos_bassan.jpg?itok=gHyhiHPH) 
![A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação] A mezzo soprano Elina Garanca [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-Garanca_c_HolgerHage.jpg?itok=YgIYXBcG) 
![Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação] Fabio Martino durante concerto com a Osesp [Divulgação]](/sites/default/files/styles/menu_preview/public/w-FABIO_MARTINO_OSESP%20%281%29.jpg?itok=0HL92UQe) 
 
 
 
 
 
 
        
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.