Theatro Municipal de São Paulo apresenta montagem de ‘Les Indes Galantes’, de Rameau

por Redação CONCERTO 26/11/2025

O  Theatro Municipal recebe, a partir desta quarta, 26, e até o dia 4 de dezembro, a produção de Les Indes Galantes, de Rameau, estreada na Ópera de Paris em 2019, com direção cênica de Clément Cogitore e uma coreografia de Bintou Dembélé que inclui danças urbanas modernas. A montagem tornou-se referência internacional na releitura contemporânea do repertório barroco. 

O maestro Leonardo García-Alarcón estará à frente da Cappella Mediterranea. “O conceito é um conceito lumínico, ou seja, há um grande olho de luz no centro que provoca as diferentes luzes de todo o espetáculo. Às vezes é um olho que observa, às vezes é o destino, às vezes é o sol inca, às vezes gera as luzes de toda a orquestra e do coro, ou seja, vai gerando um cenário através da luz. E claro que o que Bintou Dembélé propôs com suas danças urbanas é poder encontrar a pulsão do barroco na atualidade e isso é o que queremos poder compartilhar”, disse ele em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de novembro da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].

“Há uma narração do princípio ao fim que tem a ver com as histórias que Rameau quis contar na Ópera de Paris, mas aqui de modo bem mais sintético. Não são três horas e meia de música; são duas horas de música com um único intervalo. A orquestra não está no fosso, está no palco. Ou seja, de alguma maneira estamos respirando todos juntos, entre solista, coro e bailarinos. É excelente que não se notem os limites de onde começa um e outro, não se sabe quem canta, não se sabe quem dança. E isso é realmente extraordinário. Muito, muito barroco, em todos os sentidos.”

O elenco conta com Laurène Paternò (como Amour, Phani, Fatime e Zima) Ana Quintans (como Hébé, Émilie e Zaïre), Mathias Vidal (como Valère, Don Carlos, Tacmas e Damon) e Andreas Wolf (como Bellone, Osman, Huascar, Ali, Don Alvar e Adario). Também participam do espetáculo o Coral Paulistano e o Choeur de Chambre de Namur.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também 
Notícias 
Instituto Baccarelli inaugura seu teatro em Heliópolis
Notícias Ex-presidente da Vale, Acesita e Usiminas, Wilson Brumer assume direção executiva da Filarmônica de Minas Gerais
Notícias ECA/USP cria Escola de Ópera com participação de diferentes departamentos
Podcast Panorama Clássico 30 – Grupo Martelo lança o álbum Sotaque
Notícias Após 30 anos de pesquisas, Arquivo Bach de Leipzig reconhece duas obras de J.S. Bach
Notícias Jorge Coli é eleito para a Academia Brasileira de Ciências


Cena do espetáculo 'Les Indes Galantes', no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Rafael Salvador]
Cena do espetáculo 'Les Indes Galantes', no Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Rafael Salvador]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.