Emiliano Patarra: importância estrutural

por Redação CONCERTO 31/01/2024

Retrospectiva 2023: Emiliano Patarra, regente titular da Orquestra Jovem de Guarulhos e da GRU Sinfônica 

Caros amigos, estamos chegando ao fim de mais um ano de trabalho. Esforço árduo, que está ligado ao exercício da nossa profissão em condições muitas vezes inadequadas, à busca de soluções alternativas para questões de logística, palco, plateia, e que se soma à intensa busca por uma melhor interpretação, mais consciente, mais profunda, melhor estabelecida.

Tudo isto posto, ouso dizer que esse é um ano de conquistas. A música de concerto e a ópera sofrem dificuldades que remontam a tempos antigos, e consistem na tendência à elitização e setorização da prática artística. Em 2023, é uma satisfação constatar uma maior integração entre compositores e intérpretes e uma grande ênfase à produção musical atual na programação dos diversos artistas em todo o país.

Em Guarulhos isso não foi diferente, com a honra de fazermos estreias e registros fonográficos de obras inéditas e de alta relevância. No ambiente da música de concerto, as minorias de gênero e origem social sofrem restrições inegáveis. É fundamental superar essa condição! Com muita satisfação, podemos relatar a todos que nossa temporada ofereceu protagonismo a mulheres, artistas negros, homossexuais e demais minorias em alto nível de performance.

É de importância estrutural programar as atividades futuras: 2024 prevê, no âmbito das Orquestras de Guarulhos, a gravação de mais dois álbuns, sempre com a produção inédita de autores da música de concerto atuais, a realização de mais um Festival de Ópera e diversas estreias em âmbito nacional e internacional de muita música de qualidade. Além disso, agradecemos o público que nos acompanha, seja de forma presencial ou de forma digital. Vocês são o mote para que possamos prosseguir nessa grande empreitada. Um bom 2024 a todos! 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Emiliano Patarra

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.