Retrospectiva 2025: Flávio Leite, presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul
A Cors – Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul protagonizou um 2025 histórico na sua recente jornada no sul do país. Em março, abrimos a temporada com uma nova produção de Turandot, de Puccini, para a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher. A entrega do teatro era o passo que faltava para a conclusão definitiva do grande complexo cultural anexo ao Theatro São Pedro de 1858. O teatro histórico fechou para obras de modernização e acessibilidades que durarão até o final de 2026 – ambas as obras realizadas pelo governo do Estado do RS.
Este também foi o ano da assinatura do contrato entre a Cors e a Sedac – Secretaria da Cultura para a realização do projeto Ópera e Formação, que viabiliza as temporadas líricas nas dependências do Multipalco e um grande número de ações formativas. Além de Turandot, realizamos quatro novas produções: L’Elisir d’Amore de Donizetti, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no RS, Il Trionfo del Tempo e del Disinganno de Händel, a estreia mundial encomendada de Em busca das paisagens perdidas, de Vagner Cunha, e João e Maria, de Humperdinck.
Além das 5 novas produções, realizamos o Festival TriÓpera, em comemoração aos 3 anos da Cors, e a 4ª edição do Ópera Estúdio para cantores líricos e pianistas correpetidores, com participantes de todo o país.
Em outubro, a Cors sediou, pela primeira vez em Porto Alegre, o 6º Ópera em Pauta, encontro anual realizado pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, para discussões e diretrizes do setor. Para o período, em parceria com a Ospa, a Cors organizou uma programação artística de quatro óperas, em três teatros para os três dias de evento.
Realizamos ainda mais seis edições da Terça Lírica, projeto voltado para títulos de câmara inéditos na cidade como La Cambiale di Matrimonio, Così fan tutte, A Hand of Bridge, Le 66, La Voix Humaine e Amahl e os visitantes da noite, além de quatro espetáculos no interior do estado, mantendo nossa diretriz de circulação.
Com a Cors, a ópera no sul está mais viva que nunca! Nos vemos na Temporada 2026! [Depoimento dado em dezembro de 2025.]
[Clique aqui para ler outros depoimentos]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.