Mostra em São Paulo tem manuscritos de Mozart, Beethoven, Carlos Gomes e outros autores

por Redação CONCERTO 26/09/2022

Manuscritos e cartas de Mozart, Beethoven, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes e outros nomes da música integram a exposição A Magia do Manuscrito, que será aberta na quarta-feira, dia 28, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo.

Os documentos integram a coleção do editor, bibliófilo e especialista em manuscritos Pedro Corrêa do Lago: estarão expostos 140 itens de um total de mais de 30 mil, que fazem da sua a maior coleção privada do mundo.

Além dos documentos relacionados à música, estarão expostos cartas, desenhos, fotografias assinadas, partituras e bilhetes de personalidades como Albert Einstein, Amadeus Mozart, Angela Davis, Beethoven, Frida Khalo, Isaac Newton, James Joyce, Jorge Luís Borges, Malcolm X, Marcel Proust, Martin Luther King Jr., Michelangelo, Nelson Mandela, Sigmund Freud, Simone de Beauvoir, Vincent Van Gogh, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernanda Montenegro, Machado de Assis, os imperadores Pedro I e Pedro II, Tiradentes, Santos Dumont e Tom Jobim, entre outros grandes nomes.

Manuscrito de Carlos Gomes [Reprodução]
Manuscrito de Carlos Gomes [Reprodução]

A mostra foi apresentada pela primeira vez em 2018, na Morgan Library, em Nova York, com o título de Magic of Handwriting: The Pedro Corrêa do Lago Collection, A exposição foi vista por 85 mil pessoas e o catálogo, editado pela Taschen. 

O mais antigo dos manuscritos é um pergaminho com assinaturas de quatros Papas, firmado em 1153. Algumas peças surpreendem pelo caráter inusitado: é o caso de uma gigantesca assinatura de Beethoven num recibo de mecenato ou da contagem de versos de João Cabral de Melo Neto.

Outros, pela raridade do registro de personagens excepcionais e universais: os primeiros parágrafos de No Caminho de Swann, de Proust, com correções do autor; um bilhete de Michelangelo encomendando mármore; uma carta profética de Gandhi, a árvore genealógica de Isaac Newton ou Einstein criticando a psicanálise.

A mostra fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023 e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A entrada é franca. 

Leia também
Notícias 
Guido Sant’Anna vence Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler
Notícias Theatro Municipal de São Paulo questiona certezas com produção de ‘O amor das três laranjas’
Notícias Prepare-se: oito destaques da programação da semana
Notícias Teatro Guaíra encena ópera ‘Don Pasquale’, de Donizetti
Jorge Coli Bruno de Sá: quebrando preconceitos

Carta de Mozart ao pai [Reprodução]
Carta de Mozart ao pai [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.