Yusuke Kimoto e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estreiam obras de Kōichi Kishi e Joe Hisaishi no Brasil

por Redação CONCERTO 06/11/2026

Na sexta-feira, 6, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre toca no Complexo Cultural Casa da Ospa. Com o regente Yusuke Kimoto e o pianista Lucas Thomazinho, o programa traz obras de Joe Hisaishi, Camargo Guarnieri e Kōichi Kishi.

O maestro Yusuke Kimoto promove trocas culturais entre o Brasil e o Japão. Conhecido como o principal especialista japonês na obra de Villa-Lobos, o regente divulga a música brasileira em território nipônico, em parceria com a Embaixada do Brasil no Japão. Além disso, foi convidado pela Academia Brasileira de Música para reger o 'Concerto do Bicentenário da Independência do Brasil', idealizado em 2022, no Rio de Janeiro, em 2027.

O concerto abre com a primeira audição brasileira de World dreams, de Joe Hisaishi. O compositor é internacionalmente conhecido por suas trilhas sonoras para os filmes de animação do Studio Ghibli, com destaque para O castelo animado (2004) e A viagem de Chihiro (2001). A obra nasceu da preocupação do músico com conflitos globais após os atentados de 11 de setembro de 2001 e expressa o desejo de Hisaishi pela paz e união entre povos.

Kimoto também rege a Sinfonia em mi bemol menor, 'Buddha', de Kōichi Kishi. A peça homenageia o imaginário budista e sugere o ciclo de reencarnação com a repetição de elementos na abertura e no final. 'Nessa sinfonia, a admiração de Kishi pela música ocidental encontra sua determinação de transcendê-la por meio de suas próprias raízes culturais, cristalizando a visão artística e filosófica à qual dedicou sua breve vida', descreve, em material de divulgação.

A orquestra honra a música brasileira com o Concertino para piano e orquestra, de Camargo Guarnieri, com Lucas Thomazinho ao piano. A obra de 1961 foi estreada nos Estados Unidos, com João Carlos Martins ao piano, regido pelo compositor. Ao longo dos três movimento da obra, Festivo, Tristonho e Alegre a escrita do compositor faz referências à música nordestina, às modinhas e às danças folclóricas, como o frevo e a embolada. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Temporada 2027 da Osesp é destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO
Notícias Morre aos 99 anos o maestro Herbert Blomstedt
Notícias Disposição da orquestra no palco gera divergência entre maestro e Filarmônica de Berlim
Notícias Trio Sitkovetsky faz recitais no Teatro Cultura Artística
Notícias USP organiza Festival Britten e homenageia o legado do compositor, Por Clara Zamboni
Notícias Sala Cecília Meireles anuncia novo prêmio nacional de música

Yusuke Kimoto [ Divulgação/ ©Yasutaka Eida]
Yusuke Kimoto [Divulgação/ ©Yasutaka Eida]

 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.