Semana tem a regente Xian Zhang e o violinista Daniel Lozakovich em concertos com a Osesp, em São Paulo; apresentações de Leonardo Hilsdorf em São Paulo e Curitiba; música de câmara em Sorocaba, com a participação do pianista Cristian Budu; e concertos em Vitória, Aracaju e Porto Alegre.
Terça-feira, dia 25
O pianista Leonardo Hilsdorf apresenta recital solo na Estação Motiva Cultural. O programa é dedicado a peças que dialogam com a dança e conta com obras de Bach, José Siqueira, Tia Amélia e Ravel.
Jabez Lima (tenor) e Aria Rita (alaúde) fazem, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, o recital O despertar do Barroco, com obras de Monteverdi, Charpentier, Dowland e outros autores
Quarta-feira, dia 26
Em Natal, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte recebe o violoncelista Ilia Laperov. Cinthia Aliretti rege orquestra e solista no Concerto para violoncelo nº 1 de Saint-Saëns e na Sinfonia nº 4 de Schumann.
A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo toca no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Com Cláudio Cruz na regência e no violino, a orquestra interpreta o Concerto para violino op. 61, de Beethoven, e completa o programa com Don Juan op. 20, de Strauss. Reapresentação no dia 27.
Quinta-feira, dia 27
O violinista Daniel Lozakovich continua sua residência com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo. Sob regência de Xian Zhang, orquestra e solista tocam o Concerto para violino op. 47 de Sibelius. Obras de Reena Esmail e Prokofiev completam o programa. No domingo, 30, Lozakovich realiza recital solo com programa dedicado a Bach.
A Orquestra Sinfônica de Santo André, o Coro Osvaldo Lacerda e o Madrigal Vox Brasilis se apresentam no Teatro Sérgio Cardoso. Sob sob regência de Abel Rocha, o programa traz obras sinfônicas e corais de Verdi, Puccini, Mascagni e Carlos Gomes. A direção artística é de Paulo Esper.
Cristian Budu abre a 13ª Temporada de Música Clássica no teatro do Sesi Sorocaba. A programação segue até dia 29 com concerto do violinista Emmanuele Baldini e do pianista Lucas Thomazinho (28) e se encerra com a Orquestra Filarmônica do Senai, com participação de Tati Helene (29).
Sexta-feira, dia 28
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta no Complexo Cultural Casa da Ospa, em Porto Alegre. Com Tatiana Pérez-Hernández na regência e Alexandre Dossin ao piano, o programa inclui obras de Juan David Osorio, Khachaturian e Beethoven.
Em Curitiba, a Orquestra de Câmara de Curitiba convida o pianista Leonardo Hilsdorf e o trompetista André de Souza Pinto para concerto na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Orquestra e solistas tocam o Concerto para piano, trompete e cordas nº 1 de Shostakovich, regidos por Roberto Ramos. Obras de William Grant Still e Mussorgsky completam o programa, que se repete no sábado, 29.
Em Aracaju, a Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza concerto com trechos de óperas. Dirigida por Daniel Nery, a orquestra convida as sopranos Marília Teixeira e Patrícia Sandes, a mezzo-soprano Milla Franco, os tenores Jackson Trindade e Lucas Melo, o barítono Roziel Benvindo e o baixo Josehr Santos. O programa traz obras de Mozart, Carlos Gomes, Verdi e outros.
Sábado, dia 29
A Orquestra Sinfônica da USP toca no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Sob regência de Eduardo Leandro, a orquestra convida o trompetista Flávio Gabriel e interpreta obras de Gilson Santos, Jessie Montgomery e Brahms.
João Carlos Martins rege a Bachiana Filarmônica Sesi-SP em concerto gratuito no Shopping Pátio Higienópolis. O programa inclui obras de Bach, Brahms, Beethoven, Shostakovich, Villa-Lobos, Piazzolla, Ennio Morricone e Zequinha de Abreu.
O barítono Vinicius Costa e a violonista Ana Guerra realizam recital no Theatro São Pedro. A dupla interpreta peças de Schubert, Dorival Caymmi, Tom Jobim e outros.
Domingo, dia 30
Pelo Psicadeiro, o Quarteto Carlos Gomes toca na Sala Beatriz Segall, em São Paulo. Com Cláudio Cruz e Adonhiram Reis nos violinos, Alceu Reis no violoncelo e Gabriel Marin na viola, o programa conta com obras de Dvořák, Scott Joplin e Aaron Copland.
No Pateo do Collegio, Muriel Waldman apresenta concerto com a Orquestra Laetare, o Coro da Diocese de Santo Amaro e o Coral Vox Jubili. A orquestra convida as sopranos Desirée Brueckheimer e Luciana Andrade, o tenor Helvis Mercês, o barítono André Heryson e o organista Bruno Tadeu para interpretar a Missa em sol maior, de Schubert.
Em Curitiba, Vincent de Kort rege a Orquestra Sinfônica do Paraná no Centro Cultural Teatro Guaíra. Com o oboísta Paulo Barreto, a orquestra interpreta obras de Glinka, Strauss e Shostakovich.
Leia também
Notícias Ladrões invadem casa de Elisa Fukuda e roubam violinos
Notícias Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais lança cartilha “Cultura como Política de Estado”
Crítica Um ‘Réquiem’ de Verdi profundamente humano, por João Luiz Sampaio
Crítica Com Clélia Iruzun e o quarteto I Musicanti, a música de câmara brasileira vive, por João Marcos Coelho
Crítica ‘Missa’ de Bach tem ótima apresentação no Cultura Artística, por Nelson Rubens Kunze
Opinião A Odisseia, Demódoco e a música, Por Nelson Rubens Kunze
Dança em Diálogo Dança e literatura: a potência da materialização do imaginário em cena, por Natália Samarino
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.